Regional Sul 3 da CNBB realiza 2º Encontro dos Organismos

20.10.2016

Nos dias 18 e 19 ocorreu o 2° Encontro dos Organismos do Regional Sul 3 da CNBB, na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre. Estiveram reunidos os padres coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores das pastorais específicas e organismos da Igreja gaúcha. Um dos temas do encontro foi a Campanha da Fraternidade 2017, que será referente aos biomas brasileiros. Também foram abordados o projeto Igreja Solidária ligado à missão em Moçambique, evangelização da juventude, novo site do regional, Romaria da Terra, preparação para o Natal e as diversas pastorais com enfoque ao Jubileu da Misericórdia.

Representantes da Igreja no Rio Grande do Sul se reuniram nesta semana. Foto: Judinei Vanzeto

Na apresentação do consultor ambientalista Beto Moesch se constatou que os biomas gaúchos da Mata Atlântica e do Pampa estão ameaçados. “O diagnóstico perpassa pelo zoneamento Econômico Ecológico, estímulos para quem preserva ou produz de forma sustentável, bem como campanhas visando melhorar a nossa cultura e a nossa percepção sobre a importância dos biomas e do meio ambiente”, falou Moesch.

Segundo o secretário executivo do Regional Sul 3, padre Cesar Leandro Padilha, o ponto alto do encontro foram as celebrações eucarísticas, a partilha da Palavra de Deus e a convivência. “Mais que as temáticas, o importante são as partilhas das dioceses com seus desafios, projetos e realizações”, salientou Padilha. Foram lembradas ainda duas pessoas importantes que fizeram parte da Igreja do Rio Grande do Sul e que faleceram: o padre scalabriniano João Marcos Cimadon, responsável pela Pastoral do Migrante no RS e SC, e o diácono Ivo Guizzardi, que por mais de 40 anos foi o responsável pela Cáritas da Arquidiocese de Porto Alegre.

De acordo com o vice-presidente do Regional, Dom José Gislon, o encontro reforçou os laços de comunhão da Igreja. “Revimos a caminhada e projetamos aquilo que é específico da vida eclesial. O que podemos melhorar diante dos desafios, nos alegrar com o espírito missionário e diálogo entre as realidades que compõem o regional. Revitalizamos nossas forças no anúncio do Reino sempre em comunhão com a CNBB Nacional e o Papa Francisco”, concluiu o bispo.

Texto: Judinei Vanzeto