Dom Jaime Spengler ordena seis novos diáconos da Arquidiocese

09.12.2016

“Já não nos pertencemos mais”, destacou o diácono Fabiando Schwanck Colares sobre o ministério que ele e os colegas Daniel José da Silva Alves, Edivelton Flores Pinto, Fausto Gabriel Souza Rodrigues, Gustavo Alves Batista e Tiago Ávila Camargo tinham acabado de abraçar. Coube a Fabiano expressar a uma Catedral lotada aquilo que transbordava pelos olhos e sorrisos dos seis diáconos que foram ordenados na noite desta quinta-feira, dia 8, em Porto Alegre. “O ministério não é nosso, é de Cristo, o Bom Pastor a quem queremos seguir. O rebanho é dele, somos apenas cooperadores”, disse com firmeza e convicção.

 

Diáconos foram ordenados na noite desta quinta-feira na Catedral Metropolitana. Foto: Amanda Fetzner Efrom

 

 

Pelas mãos e oração do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, individualmente cada um recebeu o primeiro grau do sacramento da Ordem. A celebração eucarística foi acompanhada por cerca de 70 presbíteros, 15 diáconos, dezenas de seminaristas, comunidades das paróquias de origem e por onde passaram os então seminaristas, além, de familiares e amigos. Ao lado de Dom Jaime, estiveram o arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e os bispos auxiliares Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin.

 

VEJA MAIS FOTOS D ORDENAÇÃO DIACONAL

 

À frente da procissão de entrada estava a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fazendo memória ao dia da padroeira do Seminário Maior da Arquidiocese, Nossa Senhora da Conceição, celebrado em 8 de dezembro. Ela, que foi lembrada durante toda a celebração. “Sabemos de que barro somos feitos e, por isso, nos confiamos à intercessão maternal da Senhora da Conceição e pedimos a graça da abertura do coração para sabermos nos deixar guiar pelo Espírito Santo”, afirmou o diácono Fabiano.

 

Ao longo da homilia Dom Jaime recordou as indicações do Beato Duns Scoto que lançaram as bases do dogma da Imaculada Conceição de Maria: podia, convinha, fez. “Caros filhos, que a vida de vocês seja sempre mais uma transparência da misericórdia do Senhor, e assim na proximidade d’Ele vocês possam ser testemunhas da bondade e da caridade que nos transforma, e transforma o mundo. É possível; convém; então que assim seja feito”, salientou.

 

CONFIRA AS PARÓQUIAS PARA ONDE OS DIÁCONOS FORAM NOMEADOS E AS DATAS DE ORDENAÇÕES PRESBITERAIS

 

Em nome do grupo de diáconos, Fabiano lembrou que a vocação é um dom sobrenatural, assim como o sustento dessa vocação, e que para serem homens de Deus o que mais precisam é de oração, carinho e apoio de todos. Dom Jaime observou que entende as implicâncias do que era realizado naquela noite quem se sentiu e sente tocado pelo Senhor e seu Evangelho. “É esta experiência que vem da fé que nos faz, como Maria, exultar de alegria, e nos impulsiona a deixar tudo – e tudo é tudo! – para ir ao encontro de todos, especialmente os mais pobres da atual cultura do descarte – e são tantos!”, ressaltou.

 

Os novos diáconos ainda prestaram uma homenagem ao colega de turma Douglas Szortyka Rodrigues, falecido em janeiro de 2013. “Caríssimo irmão e amigo Douglas, nós reconhecemos o valor do sacerdócio que hoje exerces pelo bem de cada um de nós. Sempre te carregaremos no coração e no nosso ministério”, afirmou Fabiano, antes dos aplausos da assembleia. Após a missa, os presentes confraternizaram na cripta da Catedral Metropolitana.

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre