Bispos de Porto Alegre lamentam a morte de Dom Paulo Evaristo Arns

15.12.2016

O episcopado de Porto Alegre enviou nesta quinta-feira uma mensagem direcionada ao arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, lamentando a morte do cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, falecido na quarta-feira, dia 14, aos 95 anos. "Sua voz se cala, sua imagem não será mais vista, mas seu testemunho é eloquente, porque não viveu para si, viveu para Cristo e por isso soube ser um sinal do Mestre numa sociedade de contrastes", diz a carta assinada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, pelo arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings, e pelos bispos auxiliares, Dom Leomar Brustolin, Dom Adilson Busin e Dom Donizeti de Souza.

Veja mais notícias sobre o falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns

Funeral ocorrerá nesta sexta-feira, após missa marcada para as 15h. Foto: Luciney Martins

O corpo de Dom Paulo Evaristo Arns é velado desde a noite de quarta-feira na Catedral da Sé, na capital paulista. Desde as 20h de ontem são realizadas missas a cada duas horas. A última será nesta sexta-feira, às 15h. O sepultamento será após a celebração eucarística, presidida por Dom Odilo Scherer, na cripta da Catedral.

Veja fotos de Dom Paulo Evaristo Arns

O Papa Francisco também enviou uma mensagem a Dom Odilo Scherer. "Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor e elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, enquanto envio a essa comunidade arquidiocesana que chora a perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza que anuncia a Ressurreição, uma confortadora bênção apostólica", escreveu o pontífice. Confira aqui a mensagem completa do Papa Francisco

Leia na íntegra a mensagem do episcopado de Porto Alegre ao arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer:

Porto Alegre, 15 de dezembro de 2016.

Dom Odilo Scherer

Cardeal Arcebispo de São Paulo

Prezado Irmão, Dom Odilo

Manifestamos nosso pesar pelo falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns e nos solidarizamos com toda Arquidiocese de São Paulo nesta hora de perda e esperança.

Ao agradecer a vida e o ministério de Dom Paulo Evaristo Arns recordamos seu jeito de ser e agir, suas palavras e seu sorriso, sua espiritualidade e seu compromisso que marcaram tantas pessoas, grupos e comunidades que se encontraram com esse grande pastor. Sua história empenhada nas grandes causas em favor da dignidade da pessoa humana, sua denúncia eficaz contra a tortura, sua defesa incansável pelos direitos dos mais fracos e sua paternidade episcopal ultrapassavam os limites da Arquidiocese de São Paulo e do Brasil.

A “irmã morte” veio buscar este frade menor que aprendeu e ensinou a simplicidade, a humildade e a proximidade. O tempo não apagará o bem que ele fez. Sua voz se cala, sua imagem não será mais vista, mas seu testemunho é eloquente, porque não viveu para si, viveu para Cristo e por isso soube ser um sinal do Mestre numa sociedade de contrastes.

Descanse em paz, esse grande amigo de Deus e da humanidade, que seu exemplo continue a iluminar a todos que tiveram a alegria de conhecê-lo e estimá-lo. A-Deus, Dom Paulo, dom da paz.

Solidários na saudade e na esperança,

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre