Bispos de Porto Alegre lamentam a morte de Dom Paulo Evaristo Arns

15.12.2016

O episcopado de Porto Alegre enviou nesta quinta-feira uma mensagem direcionada ao arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, lamentando a morte do cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, falecido na quarta-feira, dia 14, aos 95 anos. "Sua voz se cala, sua imagem não será mais vista, mas seu testemunho é eloquente, porque não viveu para si, viveu para Cristo e por isso soube ser um sinal do Mestre numa sociedade de contrastes", diz a carta assinada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, pelo arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings, e pelos bispos auxiliares, Dom Leomar Brustolin, Dom Adilson Busin e Dom Donizeti de Souza.

 

Veja mais notícias sobre o falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns

 

 Funeral ocorrerá nesta sexta-feira, após missa marcada para as 15h. Foto: Luciney Martins

 

 

O corpo de Dom Paulo Evaristo Arns é velado desde a noite de quarta-feira na Catedral da Sé, na capital paulista. Desde as 20h de ontem são realizadas missas a cada duas horas. A última será nesta sexta-feira, às 15h. O sepultamento será após a celebração eucarística, presidida por Dom Odilo Scherer, na cripta da Catedral.

 

Veja fotos de Dom Paulo Evaristo Arns

 

O Papa Francisco também enviou uma mensagem a Dom Odilo Scherer. "Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor e elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, enquanto envio a essa comunidade arquidiocesana que chora a perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza que anuncia a Ressurreição, uma confortadora bênção apostólica", escreveu o pontífice. Confira aqui a mensagem completa do Papa Francisco

 

 

Leia na íntegra a mensagem do episcopado de Porto Alegre ao arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer:

 

Porto Alegre, 15 de dezembro de 2016.

 

Dom Odilo Scherer

Cardeal Arcebispo de São Paulo

 

Prezado Irmão, Dom Odilo

 

Manifestamos nosso pesar pelo falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns e nos solidarizamos com toda Arquidiocese de São Paulo nesta hora de perda e esperança.

 

Ao agradecer a vida e o ministério de Dom Paulo Evaristo Arns recordamos seu jeito de ser e agir, suas palavras e seu sorriso, sua espiritualidade e seu compromisso que marcaram tantas pessoas, grupos e comunidades que se encontraram com esse grande pastor. Sua história empenhada nas grandes causas em favor da dignidade da pessoa humana, sua denúncia eficaz contra a tortura, sua defesa incansável pelos direitos dos mais fracos e sua paternidade episcopal ultrapassavam os limites da Arquidiocese de São Paulo e do Brasil.

 

A “irmã morte” veio buscar este frade menor que aprendeu e ensinou a simplicidade, a humildade e a proximidade. O tempo não apagará o bem que ele fez. Sua voz se cala, sua imagem não será mais vista, mas seu testemunho é eloquente, porque não viveu para si, viveu para Cristo e por isso soube ser um sinal do Mestre numa sociedade de contrastes.

 

Descanse em paz, esse grande amigo de Deus e da humanidade, que seu exemplo continue a iluminar a todos que tiveram a alegria de conhecê-lo e estimá-lo. A-Deus, Dom Paulo, dom da paz.

 

Solidários na saudade e na esperança,

 

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre

 

Dom Dadeus Grings

Arcebispo emérito de Porto Alegre

 

Dom Leomar Antônio Brustolin

Bispo auxiliar de Porto Alegre

 

Dom Aparecido Donizeti de Souza

Bispo auxiliar de Porto Alegre

 

Dom Adilson Pedro Busin

Bispo auxiliar de Porto Alegre

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre