Abertura da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes ocorre neste domingo

18.01.2017

A maior expressão religiosa de Porto Alegre se aproxima. Como no ano passado, quando 140 mil pessoas participaram, milhares de fiéis são esperados para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que em 2017 chega à 142ª edição. O evento, sobretudo a tradicional procissão, ocorre sempre no dia 2 de fevereiro, feriado na Capital.

Juarez Vasques, da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, Dom Jaime Spengler e Pe. José Antônio Heinzmann. Foto: Amanda Fetzner Efrom

A abertura oficial da festa ocorre neste domingo, dia 22 de janeiro, com missa às 18h presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Adilson Busin. Após a celebração eucarística será feito o translado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes do santuário que recebe o nome da santa até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico.

Na segunda-feira, dia 23, inicia a novena em preparação à festa. Até o dia 31 ocorrerão missas no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, sempre às 20h. A festa será no dia 2 de fevereiro, com programação que inicia às 7h. Confira o cronograma completo:

22/1 (domingo)

18h – Abertura oficial com missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Adilson Busin, procissão e translado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para o Centro Histórico

23/1 (segunda-feira)

20h – Missa com o vigário episcopal de Canoas, Pe. Darley José Kummer, com o tema “A grandeza de Deus” (Lc 1,46-49) .

24/1 (terça-feira)

20h – Missa com o bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Aparecido Donizeti de Souza com o tema “A alegria da Salvação” (Lc 1,47).

25/1 (quarta-feira)

20h – Missa com o vigário episcopal de Guaíba, Pe. Bonifácio Zimmer, com o tema “A humildade dos Servos de Deus” (Lc 1,48a-52-53).

26/1 (quinta-feira)

20h – Missa com o Pe. Ricardo Mostardeiro Costa com o tema “A felicidade do ‘sim’ a Deus” (Lc1,48b).

27/1 (sexta-feira)

20h – Missa com o bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Leomar Brustolin com o tema “A santidade de nosso Deus” (Lc 1,49).

28/1 (sábado)

20h – Missa com Pe. Ilário Flach com o tema “A misericórdia de Deus Pai” (Lc 1,50-54).

29/1 (domingo)

20h – Missa com o arcebispo metropolitano emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, com o tema “O Poder de Deus - O Todo-Poderoso” (Lc 1,51).

30/1 (segunda-feira)

20h - Missa com os padres José Romeu Maldaner e Remi Maldaner com o tema “A partilha dos bens da criação” (Lc 1,53).

31/1 (terça-feira)

20h – Missa com o Pe. Leandro Chiarello com o tema “O cumprimento da promessa do Pai” (Lc 1,54-55).

2/2 (quinta-feira) - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

7h – Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário. Após, procissão até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes

10h30min – Missa campal no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes com o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Após, festejos populares na praça e nos salões de festa

14h – Missa com o Frei Irineu Costella