Festa de Nossa Senhora dos Navegantes toma ruas de Porto Alegre

02.02.2017

O silêncio do amanhecer de um feriado em Porto Alegre era rompido pelos cantos e pela voz do bispo auxiliar Dom Leomar Brustolin. “Façamos uma prece especial por nossa cidade. Que Nossa Senhora nos mostre os caminhos para sermos homens e mulheres de paz”, disse Dom Leomar na missa celebrada às 7h na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade, e que marcou o início da festa de Nossa Senhora dos Navegantes na Capital, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro.

 

Após ameaça de chuva, milhares de fiéis caminharam sob sol forte para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre. Foto: Amanda Fetzner Efrom

 

 

Nas proximidades da igreja, fiéis com rosas, velas e rosários - alguns adquiridos na hora entre as tantas pessoas que estavam comercializando artigos religiosos. Perto das 8h, a Rua Vigário José Inácio foi sendo tomada. Após a missa, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada por cerca de 100 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, até o Santuário que recebe seu nome. No trajeto de quase cinco quilômetros, idosos, adultos, jovens e crianças rezavam e cantavam, agradecendo e pedindo a intercessão da Mãe de Deus.

 

VEJA MAIS FOTOS AQUI

 

“Ergamos nosso olhar a Maria. Que ela possa sempre ser para nós um farol, um exemplo e uma inspiração”, ressaltou o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na missa campal realizada no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes ainda pela manhã. Assim como a procissão, a celebração eucarística foi acompanhada por presbíteros, diáconos, seminaristas e autoridades civis, como o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Jr.

 

Dom Jaime destacou a preocupante situação da violência em Porto Alegre, que “não poupa ninguém, não conhece limite e atinge, sobretudo, os jovens”. “Desejamos viver com os olhos erguidos, mas andamos com o olhar baixo, com medo”, observou o arcebispo às milhares de pessoas que acompanham a celebração no sol, algumas debaixo dos guarda-chuvas que, a princípio, seriam usados para proteger da chuva que ameaçou cair no início da manhã. “Pedimos que Nossa Senhora ilumine noite escura, o mar agitado da vida, o povo da região metropolitana”, completou.

 

Os festejos, que começaram ainda em janeiro com a abertura da festa e a novena, seguiram pela tarde com bênção, música, comes e bebes. Também foram celebradas missas no Santuário. O encerramento será com o Pe. Reginaldo Manzotti, que às 18h presidirá a última celebração eucarística e, após, fará um momento de evangelização pela música.

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre