Arquidiocese divulga nova estrutura pastoral em assembleia

07.03.2017

A Arquidiocese de Porto Alegre renovou sua estrutura pastoral, alinhando-se às Comissões de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foram constituídas novas comissões, que passam a orientar toda a ação evangelizadora na Arquidiocese. A unidade se realiza pela nova configuração do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Para apresentar as novas propostas ao clero, laicato e consagrados, ocorreu a Assembleia do Povo de Deus no último sábado, dia 4 de março, que reuniu cerca de mil pessoas no Instituto São Francisco, na Capital. O encontro foi marcado pela leitura orante da Palavra de Deus retirada do livro do Êxodo 18, que recorda os conselhos do sogro de Moisés para subdividir o povo, formando grupos menores com a finalidade de organizar o povo de Deus. O texto serviu de inspiração para as demais reflexões.

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spenger, abriu os trabalhos destacando a importância da comunhão e participação de todas as pessoas que constituem o Povo de Deus na Arquidiocese. Enfatizou que a assembleia deveria assinalar o início do Ano Pastoral e congregar as forças vivas da Arquidiocese num projeto comum.

Nova estrutura foi apresentada ao novas propostas ao clero, laicato e consagrados. Foto: Pe. Rogério Flôres

O bispo auxiliar Dom Leomar Brustolin refletiu sobre o Documento 100 da CNBB: Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia. Ele ressaltou a prioridade de fortalecer e renovar a experiência comunitária nas paróquias da Arquidiocese (ACESSE AQUI A APRESENTAÇÃO DE DOM LEOMAR).

O também bispo auxiliar Dom Aparecido Donizeti de Souza salientou os aspectos principais para a formação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, aprofundando a função de garantir a comunhão e participação das diversas comunidades, pastorais, serviços e movimentos na Igreja de Porto Alegre Alegre (ACESSE AQUI A NOVA CONFIGURAÇÃO DO CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL).

O Pe. Leo Hastenteufel, que é o coordenador arquidiocesano de pastoral, apresentou as cinco urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os padres referenciais das nove comissões de pastoral relataram a missão, a organização e a programação prevista em cada uma delas.

Na parte final da assembleia, abriu-se a possibilidade das pessoas se manifestarem e reagirem por meio da “fila do povo”. Dom Leomar e Dom Jaime responderam algumas questões e o encontro foi concluído com a bênção do arcebispo.