Pastoral da Comunicação Regional planeja ações para 2017

16.03.2017

O primeiro encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom) Regional em 2017 ocorreu nesta quinta-feira, dia 16, reunindo 19 comunicadores, entre leigos e presbíteros. No Centro de Pastoral, em Porto Alegre, o grupo recordou as ações desenvolvidas em 2016 e alinhou o trabalho para este ano. Estiveram presentes representantes das arquidioceses de Passo Fundo e Porto Alegre, das dioceses de Caxias do Sul, Cruz Alta, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Osório e Uruguaiana, da congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, da Rádio Fraternidade e do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Pela primeira vez a Pascom se reuniu com o novo bispo referencial, Dom Leomar Brustolin. Foto: divulgação

Uma formação para todos os agentes de Pascom já está agendada para o dia 20 de maio, em Porto Alegre. Pela manhã, o grupo participará de uma atividade ministrada pela Irmã Joana Puntel, jornalista, doutora em Comunicação e professora de Teologia na PUCRS, e por Rosa Maria Ramalho, mestranda em Teologia. Elas falarão sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017, “Comunicação esperança e confiança no nosso tempo”. À tarde, ocorrerão oficinas. A programação será na Livraria Paulinas.

O grupo também iniciou a articulação para a ida ao 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que ocorrerá de 16 a 20 de agosto em Joinville (Santa Catarina), e ao IV Seminário de Comunicação, de 7 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro.

Referencial para a Pascom do Rio Grande do Sul desde dezembro, o bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Leomar Brustolin se reuniu pela primeira vez com os comunicadores. Após ouvir relatos sobre pontos positivos e desafios, Dom Leomar destacou a necessidade de uma comunicação missionária, preocupada não apenas com o formato, mas sobretudo com o conteúdo. “Temos um belo caminho a percorrer”, afirmou, enumerando cinco palavras que ele vê como norteadoras do trabalho da Pascom: proximidade, cultura do encontro, identidade, competência e eclesiologia.