Padre da Arquidiocese de Porto Alegre participa de copa de futebol em Roma

17.03.2017

Ela já foi notícia em veículos de comunicação em várias partes do mundo. No Brasil, atraiu portais como o Isto É, emissoras como a SporTV e os jornais gaúchos Zero Hora e NH. Um campeonato de futebol com times formados por padres e seminaristas pode parecer inusitado, mas na Itália a Clericus Cup já é tradicional. A 11ª edição começou no último domingo, dia 12, quando o Colégio Pio Brasileiro venceu por 2 a 1 a Chape Cusman Belgam, time da Bélgica.

Entre os “padres-jogadores” que defendem a equipe do Brasil está Rafael Martins Fernandes, da Arquidiocese de Porto Alegre. Ele é um dos três gaúchos que entram em campo novamente neste domingo, dia 19, na partida contra o Colégio Vaticano Anselmo. Da Diocese de Montenegro está o Pe. Ludinei Marcos Vian; da Diocese de Rio Grande, Pe. Cristiano Cardoso Pereira.

Time do Colégio Pio Brasileiro. Foto: divulgação

A Clericus Cup é um campeonato realizado entre os Colégios Pontifícios de Roma e, por isso, reúne padres e seminaristas que estão na Itália fazendo especialização nos estudos eclesiásticos. Neste ano são 18 times e 372 jogadores, de 66 nacionalidades. “Claro que o torneio é um apêndice, um momento de recreação e de fraternidade em meio aos nossos estudos”, destaca o padre Rafael, que está concluindo o doutorado em Eclesiologia pela Pontifícia Universidade Lateranense. Em Roma desde setembro de 2014, o presbítero da Arquidiocese deve defender sua tese no segundo semestre deste ano e retornar a Porto Alegre em outubro.

Pe. Rafael na biblioteca do Colégio Pio Brasileiro. Foto: arquivo pessoal

Ele escreve sobre "A eclesiologia de comunhão no Documento Comunidade de Comunidades (2014). Um estudo no contexto das reflexões eclesiológicas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil". Padre Rafael desenvolve uma discussão sobre qual eclesiologia deva ser aplicada nas paróquias, mergulhadas num contexto globalizado de secularização e de desigualdades sociais. “Em outras palavras, pergunto qual o tipo de consciência eclesial possuímos ou queremos desenvolver em nossas paróquias e quais práticas pastorais daí decorrem. Penso que o Documento 100 (Comunidade de Comunidades) apresente uma pertinente e necessária resposta aos desafios de hoje, em consonância com o Concílio Vaticano II e a Conferência de Aparecida (2007)”, explica.

Curiosidades da Clericus Cup:

- Em Roma existem 126 colégios que abrigam presbíteros seminaristas que vão para Roma estudar. Desses colégios foram montadas 18 equipes: algumas representam uma nacionalidade, como a brasileira; outras são formadas por padres e seminaristas de diferentes países; outras ainda são compostas por membros de congregações religiosas.

- Na Clericus Cup existe o cartão azul, que tira o jogador de campo por cinco minutos. Ele é usado quando o “padre-atleta” comete uma falta para expulsão, mas o árbitro entende que foi sem intenção, por falta de preparo ou habilidade, por exemplo.

- Após os jogos, as duas equipes se unem para uma oração.

- O time do Colégio Pio Brasileiro tem três padres estrangeiros: um argentino, um equatoriano e um nicaraguense. “No site da Clericus Cup disseram que o argentino foi enviado pelo Papa Francisco para ajudar o Brasil”, comenta Pe. Rafael.

- O goleiro e treinador da equipe brasileira é padre Carlos Gomes, ex-jogador profissional que atuou em times como o Goiás.

- A “seleção brasileira” também tem um Neimar. O padre Neimar Aloísio Troes, do Paraná, é meio-campista, camisa 5 do time.