Iniciação à Vida Cristã reúne coordenadores paroquiais

20.03.2017

Cerca de 200 coordenadores e vice-coordenadores paroquiais da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre se reuniram na manhã do último sábado, dia 18. O encontro, realizado no auditório do Centro de Pastoral, na Capital, contou ainda com a presença de presbíteros. Esse foi o primeiro compromisso que reuniu as coordenações paroquiais da IVC, que são os grandes responsáveis pela articulação do projeto nas comunidades.

Encontro reuniu cerca de 200 participantes no último sábado. Foto: divulgação

De acordo com o secretário executivo da Iniciação à Vida Cristã, diácono Fabiano Schwanck Colares, no encontro foi falado sobre o papel do coordenador paroquial, qual o perfil, as características e a missão. “Eles têm um lugar estratégico de articulação entre as etapas (Batismo, Eucaristia 1 e 2 , Crisma 1 e 2, Adultos) dentro da paróquia e da paróquia com as instâncias de coordenação na área, Vicariato e a Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (Ciavic)”, esclarece.

Neste ano a coordenação da IVC de cada paróquia será a responsável pela condução de quatro estudos dirigidos. “Estamos saindo das grandes formações (que continuam a existir, mas com menor periodicidade) para chegar às bases. Nesse trabalho, os coordenadores são nossos ‘braços direito’", destaca Fabiano.