Homenagens a Nossa Senhora do Trabalho iniciam em abril em Porto Alegre

22.03.2017

Um dos mais tradicionais eventos religiosos realizados em Porto Alegre, a Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho, chega à sua 63ª em 2017. Ainda no mês de abril, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. Benno Mentz, 1560 – Vila Ipiranga), iniciam as homenagens à padroeira. Entre os dias 21 e 29 de abril, a comunidade em geral é convidada a participar das missas e, na sequência, da quermesse. Já no Dia do Trabalhador, 1º de maio, ocorrerá a missa campal e, logo após, um almoço festivo. Nas missas em homenagem a Nossa Senhora do Trabalho, um dos momentos mais aguardados, anualmente, é o da bênção das carteiras de trabalho.

A novena, que ocorrerá todas as noites dos dias 21 a 29 de abril – às 18h30min sábado, domingo e feriado, e às 20h nos dias de semana – conta com missa e quermesse (brincadeiras para as crianças, bancas de comidas, brechó de roupas e bazar de artigos religiosos e de decoração). No primeiro dia, às 7h30min, será dado início às Mil Aves Marias. Já às 14h30min, ocorrerá a procissão motorizada, que conduz a imagem de Nossa Senhora do Trabalho pelas ruas da comunidade.

No dia 1º de maio, a partir das 9h, iniciam as homenagens. Os fiéis caminham em procissão, levando Nossa Senhora do Lar Dom Guanella até o Santuário, onde as festividades culminam com a celebração da missa campal. Logo após, acontece o tradicional almoço festivo, com a adesão de aproximadamente 1,5 mil pessoas.

A 63ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho está inserida no calendário oficial da Prefeitura de Porto Alegre e é uma realização dos fiéis da Igreja Católica. Mais informações podem ser obtidas em no site e no Facebook da Paróquia ou na página da festa também no Facebook.

Saiba mais

- A primeira festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália.

- A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.

- Evento: 63ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora do Trabalho

- Local: Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. Benno Mentz, 1560 – Vila Ipiranga)

Visitas da Santa

- Parque da Redenção: 2 de abril