Dom frei Clóvis Frainer falece aos 86 anos

04.04.2017

Faleceu nesta terça-feira, dia 4, em Caxias do Sul, o frei capuchinho e arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) Dom frei Clóvis Frainer. O corpo está sendo velado na Capela da Casa São Frei Pio, junto ao Convento dos Capuchinhos, em Caxias. A missa e orações de despedida terão lugar na matriz Imaculada Conceição, às 16h desta quarta-feira. O sepultamento será no Memorial dos Capuchinhos.

Em 1978 foi eleito primeiro bispo da recém criada Prelazia de Coxim (MS), onde tomou posse no dia 14 de maio. Em 05 de janeiro de 1985 foi transferido para Manaus (AM) como arcebispo metropolitano, nomeado pelo Papa João Paulo II, onde tomou posse no dia 31 de março. Em 22 de maio de 1991, o mesmo João Paulo II, nomeia-o arcebispo de Juiz de Fora, MG, com a tomada de posse em 15 de agosto. Atuou na arquidiocese até 28 de novembro de 2001, quando da publicação oficial da renúncia. Após 24 anos de múnus episcopal, tornou-se Arcebispo Emérito.

Dyonisio Frainer nasceu em 23 de março de 1931, em Veranópolis. Ingressando na fraternidade em 1948, ano em que fez o noviciado no Convento de Flores da Cunha. A profissão dos votos foi em 6 de janeiro de 1949. Estudou filosofia no Convento São Boaventura, de Marau, e teologia nos conventos de Garibaldi e de Porto Alegre. A ordenação presbiteral ocorreu na matriz Santo Antônio do Partenon, em 27 de março de 1955, e a episcopal em Veranópolis, em 9 de março de 1978, pelo Núncio Apostólico no Brasil Dom Carmine Rocco.

Em Roma fez Mestrado em Teologia e nas Sagradas Escrituras e, ao retornar, assume como professor na Escola Superior de Teologia (EST), na PUCRS e em diversas casas religiosas. Serviu ainda como secretário provincial, capelão do Noviciado das Irmãs Carlistas Scalabrinianas, ministro provincial, coordenador de Pastoral na Diocese de Caçador(SC), delegado da Província do RS, conselheiro geral da Ordem para a América Latina, entre outras. Obteve o título de doutor em Teologia na PUCRS, escreveu oito livros e foi fundador, organizador e primeiro diretor-presidente da Fundação Cultural Riograndense, mantenedora da Rádio São Francisco, de Caxias do Sul, e da Rádio Fátima, de Vacaria.

Desde 2014 residia na Casa São Frei Pio, junto ao Convento Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, para cuidados da saúde.

Texto: com informações de Frei Moacir P. Molon