Judeus celebram a Páscoa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

12.04.2017

“Esta noite todos que estamos aqui fizemos história”, disse, emocionado, o rabino Guershon Kwasniewski, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), ao fim do Pêssach, realizado pela primeira vez em uma Igreja Católica. A ceia da Páscoa judaica reuniu 300 pessoas no salão nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre na noite da última terça-feira, dia 11.

 

Rabino Guershon Kwasniewski, Dom Leomar Brustolin, Dom Jaime Spengler e o pároco da Catedral, padre Rogério Flôres. Foto: Amanda Fetzner Efrom

 

 

Católicos, judeus e lideranças de outras manifestações religiosas sentaram lado a lado em grandes mesas e juntos celebraram a liberdade. O Pêssach faz memória à narrativa do Êxodo, a saída do povo hebreu do Egito após 430 de escravidão. O ritual totalmente judaico, que envolve cânticos e alimentos típicos, levou pouco mais de duas horas e foi um marco de aproximação e respeito entre religiões.

 

--> Evento na Teologia promove o diálogo e a paz entre as religiões

 

“Queremos colocar em prática o que nos pede o Papa Francisco: construir pontes, não muros”, observou o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler. “Porto Alegre dá um exemplo ao Brasil e ao mundo. Somos a prova de que, se quisermos, o diálogo se transforma em atitude, a convivência permite o entendimento, e a partir do entendimento, consolidamos o respeito mútuo”, enfatizou o presidente da Sibra, Daniel Weiss.

 

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre