Missa do Crisma reúne clero e leigos na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

13.04.2017

Na presença dos bispos auxiliares, de bispos eméritos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidiu na manhã desta quinta-feira, dia 13, a missa do Crisma, na qual ocorre a bênção dos santos óleos dos catecúmenos e enfermos e a consagração do óleo do Crisma. Na celebração os ministros ordenados também renovam as promessas sacerdotais. “Somos uma família, um corpo presbiteral simples, despojado, solidário”, disse o arcebispo, destacando que “antes que fôssemos, Ele nos escolheu, o Senhor se antecipou”.

Dom Jaime Spengler conduziu a bênção e consagração dos santos óleos. Foto: Amanda Fetzner Efrom

No início do Tríduo Pascal na Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime propôs três desafios, sobretudo aos sacerdotes. O primeiro é envolver sempre mais as forças leigas na obra da evangelização, promovendo os Conselhos Pastorais Paroquiais, Conselhos para Assuntos Econômicos, a presença de diáconos permanentes e também dos consagrados nas comunidades.

--> Veja onde cada bispo celebrará o Tríduo Pascal

O arcebispo destacou que nenhum padre pode se sentir sozinho em situações difíceis e pesadas. Por isso, os membros da família presbiteral devem cultivar a amizade, a proximidade e a oração um pelos outros. Como terceiro desafio, Dom Jaime lembrou a necessidade de rezar pelas vocações, recordando que os operários ainda são poucos para a grande messe do Senhor.

Após a missa, o clero confraternizou em um almoço no salão nobre da Catedral.