Dom Jaime Spengler fala sobre a Assembleia Geral da CNBB

Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3, à caminho da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou sobre a importância da comunhão dos bispos e dos assuntos que serão abordados. A Assembleia iniciou nesta quarta-feira, dia 26, e ocorrerá até 5 de maio no Centro Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

Assembleia iniciou nesta quarta-feira. Foto: Dom Donizeti de Souza, arquivo pessoal

Segundo Dom Jaime, é um momento forte de comunhão episcopal, no qual os bispos de todo Brasil buscam refletir sobre a vida da Igreja nas suas diversas realidades. “A celebração da Assembleia diz de um espírito de sinonalidade em que se busca construir uma sintonia entre todas as Igrejas Particulares do Brasil. Este ano tem como tema central a Iniciação à Vida Cristã’de cunho catecumenal”, destacou.

Para Dom Jaime, a vida cristã é um caminho imprescindível para a renovação das comunidades e paróquias. “Precisamos recordar que a Igreja não é feita simplesmente de adeptos, mas constituída de discípulos e discípulas que precisam ser introduzidos do caminho da vida cristã. Nessa perspectiva, certamente, pode-se resgatar o princípio da transmissão da fé às novas gerações, que é um trabalho que toca a todos na comunidade de fé. Transmitir a fé às novas gerações, filhos e filhas de uma sociedade marcada por complexidades e desafios, é também de uma responsabilidade própria de toda comunidade de fé”, frisou.

O arcebispo lembrou que durante a assembleia se debaterão outros assuntos candentes sobre a realidade nacional, como a situação econômica e política, o desemprego, a violência e as reformas da Previdência e Trabalhista. "Esperamos que a Assembleia seja um momento forte de escuta do que Nosso Senhor tem a dizer a Igreja. Por isso, precisamos estar atentos àquilo que o Evangelho pede de todos nós. Os bispos reunidos em assembleia buscam juntos construir indicações para responder aos desafios da evangelização hoje”, destacou.

Ainda de acordo com Dom Jaime, neste ano em que “recordamos os 300 Anos do encontro da imagem de Aparecida, pedimos a Nossa Senhora que inspire os bispos do Brasil. Suplicamos que ela interceda pelo nosso povo para que juntos, sociedade e Igreja, Igreja e sociedade, discípulos e discípulas, possamos colaborar para a construção dias melhores para aqueles que que virão depois de nós”, concluiu.