Dom Jaime Spengler preside missa e recorda os fieis e religiosos enfermos

04.05.2017

No penúltimo dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a missa celebrada no Santuário Nacional da Aparecida (SP) foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3, Dom Jaime Spengler.

Na homilia, o arcebispo recordou os fiéis doentes, em especial, os idosos, presbíteros e bispos eméritos que estão com a saúde debilitada. Dom Jaime fez referência ainda à passagem dos Atos dos Apóstolos, quando Filipe pergunta ao etíope se ele compreende o que está lendo.

Dom Jaime Spengler presidiu a celebração desta manhã. Foto: Reprodução A12.com

“No processo da evangelização é determinante importante promover o contato com a palavra do Senhor, sua leitura e interpretação, especialmente, quando realizado em comunidade. Essa forma é primordial para recuperar a experiência vivificadora de Cristo ressuscitado. Verdadeiro alento de toda a comunidade cristã”.

O arcebispo de Porto Alegre destacou ainda que anunciar a verdade de Cristo é indicar o caminho da vida.

“Transmitir a fé, iniciar alguém na vida cristã implica a apresentação de um itinerário místico. Esse itinerário é graça que torna adolescentes, jovens e adultos capazes de ouvir o Pai alimentar-se com o pão da vida e atestar que Deus é visível já agora pela fé”.

Ao finalizar a homilia, dom Jaime falou que a tão desejada renovação de nossas comunidades chegará se levada por caminhos abertos pelo Espírito de Jesus e seu Evangelho como indica o processo da iniciação à vida cristã.

“A verdadeira conversão que a igreja necessita é decidida nas comunidades onde a Palavra e a Eucaristia encontram ressonância na vida de quem se sabe discípulo e, por isso, bem disposto pera os desafios do Reino”, e finalizou, pedido a Deus que ajude todos os fieis e religiosos a serem no mundo testemunhas críveis do Evangelho do ressuscitado, crucificado.