Novo Santuário de Fátima é inaugurado com festa em Porto Alegre

Bandeiras, imagens, terços e celulares eram segurados por peregrinos de olhos marejados, que se protegiam da garoa e buscavam, de alguma forma, tocar Nossa Senhora de Fátima. Em honra a ela foi inaugurado neste sábado, dia 13, o novo santuário de Porto Alegre, no bairro Rubem Berta. “Este é um local onde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão sentir o acolhimento do manto protetor e terno de Nossa Senhora”, destacou o reitor do santuário, padre José Luiz Schaedler, antes da entrada solene da padroeira na igreja.

Fiéis fazem fotos e oram diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Foto: Amanda Fetzner Efrom

O reitor agradeceu a todos que de alguma forma tornaram possível a nova construção, em especial aos cerca de 300 voluntários que se dedicaram no último mês na preparação da inauguração, realizada no dia do centenário das aparições de Fátima. A missa solene foi seguida de almoço, show do cantor Dante Ramon Ledesma e outras celebrações eucarísticas ao longo do dia.

“Suplicamos a bênção do Senhor para este espaço, pelo qual muitos trabalharam com afinco e dedicação. A todos nosso reconhecimento e gratidão”, disse o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Diante do altar usado na passagem de João Paulo II por Porto Alegre, há 40 anos, Dom Jaime presidiu a missa de inauguração, concelebrada pelos bispos eméritos Dom Dadeus Grings e Dom Clemente Weber, pelos bispos auxiliares Dom Adilson Busin e Dom Leomar Brustolin, e dezenas de presbíteros. Diáconos, leigos, religiosos e religiosas lotaram a igreja e acompanharam a celebração também por telões, na área externa.

VEJA MAIS FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO NOVO SANTUÁRIO

Dom Jaime ressaltou que, cem anos depois, a mensagem de Fátima continua repercutindo nos tempos atuais, diante dos sinais de angústia, ódio e morte. “Nossa Senhora continua nos dizendo: ‘façam tudo o que meu Filho vos disser’. Precisamos estar atentos ao que Jesus nos diz”, enfatizou o arcebispo. “Possa este espaço sagrado sempre e de novo nos recordar que a misericórdia do Senhor é sem limites. Quem aqui recorrer se sinta sempre recordado por Maria, que é chamado a fazer tudo o que seu Filho diz”, concluiu.

Saiba mais sobre o novo santuário

- O santuário terá capacidade para 400 pessoas sentadas.

- O custo da construção deverá chegar a R$ 4 milhões e deve ficar completamente concluída em 28 de abril de 2017.

- O espaço é todo revestido em pedra, com vitrais e rosáceas artisticamente projetados, forro, portas e bancos de madeira.

- Na parte inferior da Igreja estão sendo construídas as salas de catequese e um auditório.

- Junto do prédio da administração, haverá uma réplica da Capelinha das Aparições de Fátima, que será um ambiente para reflexão, busca pela paz, religiosidade e oração do terço.

- Outra parte do complexo é um espaço para 26 santos populares, onde as pessoas poderão fazer seus pedidos, orações, acender velas.

- A nova casa paroquial terá cinco suítes e uma capela para acolher os sacerdotes e religiosos que forem trabalhar no santuário, bem como aqueles que vierem fazer celebrações aos finais de semana, romarias e datas festivas.

- Para homenagear a Mãe de Fátima, o Frei Luiz Carlos Susin compôs um hino, lançado em outubro do ano passado.

Histórico

- A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1956, pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer.

- Em 15 de setembro de 1989 a paróquia foi elevada a Santuário Nossa Senhora de Fátima pelo arcebispo Dom Altamiro Rossato, a pedido da comunidade que era, em maioria, de origem lusitana.

- A imagem peregrina de Fátima, de Portugal, visitou o santuário três vezes: maio de 1992, setembro de 2002 e maio de 2003.

- Em 24 de março de 2002 foi instalada junto ao Santuário, pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, a primeira paróquia estudantil do Brasil.

- As estruturas prediais do santuário mostraram sinais de comprometimento em 2008 e, por questões de segurança, as missas começaram a ser realizadas no Salão de Eventos.

- Em 2009 optou-se pela construção de um novo espaço, após aquisição e doação, por parte da mantenedora da Rede de Escolas São Francisco, de oito terrenos. Em contrapartida, o espaço do antigo Santuário seria otimizado para a escola.

- Uma campanha junto aos peregrinos devotos foi lançada em 2010.

- Em 2011 ocorreu o lançamento da pedra fundamental pelo então arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings.

- A mantenedora adquire mais cinco terrenos dando, assim, possibilidade de construir um complexo maior, a fim de atender às necessidades futuras.

- A inauguração ocorrei no dia 13 de maio de 2017, dia do Centenário das Aparições de Fátima, com a presença da imagem peregrina vinda de Portugal.