Região Sul reflete sobre cenários e tendências da educação no Brasil

Professores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão reunidos em Porto Alegre para a terceira edição do Sulão de Educação. Promovido em 2013 em Florianópolis e em 2015 em Curitiba, o evento realizado na capital gaúcha tem o objetivo de refletir sobre a presença da Igreja Católica no mundo da educação para que os católicos sejam sinais e instrumentos do Reino de Deus nesta realidade.

Marília Costa Morosini, da PUCRS, abriu as conferências do encontro. Foto: Amanda Fetzner Efrom

O encontro iniciou nesta sexta-feira de manhã, dia 26 de maio, e se estenderá até o fim da tarde de sábado, reunindo cerca de 50 educadores de dioceses e arquidioceses dos regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Que esta seja uma oportunidade de reflexão e de mudança nas nossas práticas”, destacou o bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Pastoral da Educação e Cultura no Rio Grande do Sul, Dom Leomar Brustolin, após recordar o que diz Documento de Aparecida sobre a educação.

Além de Dom Leomar, marcaram presença o bispo de Palmas-Francisco Beltrão e referencial da Pastoral da Educação no Paraná, Dom Edgar Ertl, e o arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva.

A conferência de abertura foi ministrada pela professora Marília Costa Morosini, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS. Ao apresentar um panorama nacional, ela propôs uma reflexão sobre Cenários e Tendências da Educação Atual. A professora mostrou dados estatísticos e passou por questões de legislação, mercadológicas, éticas e de cidadania que fazem parte do processo educacional no Brasil hoje.

A programação do encontro previu ainda, além de conferências sobre a Pastoral da Educação e as perspectivas eclesiológicas pós-conciliar, trabalhos em grupo, espaços de partilha dos regionais e celebrações eucarísticas.

Grupo estará reunido nesta sexta-feira e sábado em Porto Alegre. Foto: Amanda Fetzner Efrom