Centro Social Pe. Pedro Leonardi, de Porto Alegre, lança grife de acessórios

Fundado em 2005, o Centro Social Pe. Pedro Leonardi, na Restinga Velha, em Porto Alegre, trabalha na educação, formação e inclusão na sociedade de crianças, jovens e adultos. Atualmente, diversos projetos sociais estão ativos e mais um foi lançado na última segunda-feira, dia 12 de junho: a grife Centro Social Pe. Pedro Leonardi. A iniciativa pretende formar profissionais que produzirão carteiras, bolsas e chaveiros em couro.

Lançamento da grife ocorreu na Cúria Metropolitana. Foto: Amanda Fetzner Efrom

“Estamos tirando do papel mais um sonho nosso, que é aumentar a geração de renda nesta comunidade tão especial”, afirma Claudionir Ceron, diretor do Centro Social Pe. Pedro Leonardi. A iniciativa surgiu através de uma parceria com a fábrica Redolfi, de Montenegro, que doou as máquinas e os couros usados na confecção dos produtos. “O interessante é que todo o material será feito de resto de couro, também doado”, informa Ceron.

Por enquanto, um jovem apenas irá trabalhar na produção. Matheus Cavalcanti recebeu capacitação de um mês para aprender todo o processo de fabricação das peças, que serão personalizadas e que terão a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da instituição. A ideia, no entanto, é que outros jovens da comunidade ganhem instruções e possam integrar a equipe.

Jam Skatinga

No evento realizado na Cúria Metropolitana ainda foram apresentados os resultados do projeto Jam Skatinga, que reúne oficinas de skate, criação e fabricação de shapes, além da prática do esporte. “O projeto Jam Skatinga é um trabalho que pensa a cultura do skate como ferramenta social capaz de educar, profissionalizar e transformar a vida dos jovens em situação de vulnerabilidade social da região”, diz Claudionir.

Hoje, 11 jovens trabalham na produção artesanal de skates. Em média, são fabricados seis unidades/mês. Cada peça, personalizada por um grafiteiro, custa entre R$ 40 e R$ 50. As unidades são vendidas no local e, em breve, em locais especiais.

Centro Social Pe. Pedro Leonardi

O Centro Social Pe. Pedro Leonardi, na Restinga Velha, em Porto Alegre, foi criado no dia 21 de abril de 2005 pelo pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida da Restinga, Pe. Claudionir Ceron. É uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada para a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade. Há programas educacionais, culturais, esportivos e sociais colocados em prática, de segunda a sexta, em diferentes espaços da instituição. No local, há restaurante solidário, biblioteca comunitária, salas de aula, auditório, galpão para eventos, quadra de esportes, refeitório e marcenaria.  O Centro Social Pe. Pedro Leonardi faz parte da Igreja Nossa Senhora Aparecida, fundada em 12 de outubro de 2001 pelo arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings.