Missionários iniciam projeto de reforço escolar para crianças em Moçambique

"As crianças surpreendem-nos e revelam-se pessoas inteiras, com capacidades ao mesmo tempo iguais e diferentes das nossas. Algumas dessas capacidades nós, que nos chamamos de adultos, já as perdemos." A frase de Mia Couto, escritor Moçambicano, ajuda a traduzir a experiência do Murima wa Mwana. O projeto, que em macua (língua local) quer dizer "coração de criança", iniciou na última quinta-feira, 15, em Moma, Moçambique.

Projeto iniciou na última quinta-feira, dia 15. Foto: Victória Holzbach

A ação é uma iniciativa da equipe missionária do Regional Sul 3 e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças que ainda não estão em idade escolar e oferecer reforço para aquelas que já estão matriculadas na escola. Por isso, o projeto busca criar um espaço alternativo com brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil, no cuidado com a higiene pessoal, com o meio ambiente e com a saúde.

Padre Domingos Rodrigues, membro da equipe, explica que a ideia do projeto nasceu primeiramente a partir da percepção da realidade local. "Apesar de frequentarem a escola, as crianças não dominam a leitura e a escrita, além de apresentarem muita dificuldade nas disciplinas de matemática e ciências", observa. Além disso, a educação é uma das linhas de ação da missão em Moçambique, já que é uma importante ferramenta para promoção humana e o desenvolvimento social.

Inicialmente, as aulas acontecem três vezes por semana, contemplando 36 crianças de 03 a 13 anos. O projeto é desenvolvido com o apoio da comunidade local, através de voluntários para ministrar as aulas e com a parceria com o Corpo da Paz - um grupo de voluntários dos Estados Unidos que ajuda os países em desenvolvimento.

A missão em Moma

A Vila de Moma, no litoral leste da África, em Moçambique, acolhe há 24 anos a equipe missionária do Regional Sul 3 da CNBB, através do Projeto Igrejas Solidárias. Através da parceria com a Arquidiocese de Nampula, os missionários acompanham duas paróquias, que somam mais de 150 comunidades. Além do trabalho pastoral, a equipe também desenvolve alguns projetos sociais em Moma e Micane.

Atualmente, a equipe é composta pelos padres Domingos Rodrigues (Diocese de Bagé), Atílio Zatycko (Diocese de Cachoeira do Sul) e Luiz Alves (Diocese de Itabuna - BA), além da leiga Victória Holzbach (Arquidocese de Passo Fundo).

A missão em Moma é mantida através da Coleta de Pentecostes, que no Rio Grande do Sul é destinada integralmente para a Animação Missionária e para a manutenção do projeto missionário na Arquidiocese de Nampula - Moçambique.

* Jornalista, missionária leiga em Moma (Moçambique) - vikaholzbach@hotmail.com