Ordenação presbiteral de Tiago Ávila Camargo será nesta sexta-feira, dia 23

A vocação do diácono Tiago Ávila Camargo começou na porta da igreja. A família até hoje mora a menos de duas quadras da paróquia Nossa Senhora da Medianeira, em Eldorado do Sul. Um dia, andando de bicicleta pela região, viu uma colega na porta da igreja, perguntou o que ela estava fazendo ali, e com a resposta de que participaria da missa, decidiu ir também. “Lembro até o lugar onde estava sentado quando ela cutucou meu braço e disse: ‘tu quer ser coroinha?’”, recorda.

Tiago, que é da paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Eldorado do Sul, será ordenado aos 29 anos. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Na época, com cerca de 10 anos, Tiago nem sabia o que fazia um coroinha, mas aceitou o convite, foi descobrindo e querendo participar cada vez mais. “Tenho certeza que foi aí que nasceu o gosto pela vocação, pelo serviço como coroinha e por conhecer também um pouco mais a figura do padre”, afirma o diácono que, nesta sexta-feira, dia 23 de junho, será ordenado presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre. Na celebração, que ocorrerá no ginásio da Escola David Riegel Neto, em Eldorado do Sul, e será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, Edivelton Flores Pinto também receberá o segundo grau do sacramento da Ordem.

A caminhada vocacional de Tiago iniciou em 2000, com a participação nos encontros Kairós. Nessa época foi um dos primeiros jovens do movimento Objetivo Novo de Apostolado (Onda) e continuava como coroinha na comunidade de origem. Optou por cursar o Ensino Médio em Porto Alegre, pois tinha claro que só ingressaria no seminário para o Propedêutico. Foi então que os questionamentos naturais da adolescência chegaram, a identificação com os encontros vocacionais e o seminário foi diminuindo e Tiago começou a achar que ser padre já não era mais a sua vocação.

--> Arquidiocese de Porto Alegre prepara ordenação de seis novos presbíteros: veja quem são e as datas de ordenação

O gosto pelo estudo e a liberdade que os pais sempre deram a ele – e também à irmã, três anos mais velha – levaram o diácono a fazer curso técnico em Química, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os estudos na Capital, porém, não o afastaram do envolvimento comunitário, e Tiago passou a acompanhar o padre em comunidades que estavam sendo criadas na paróquia, onde muitas pessoas perguntavam se ele era vocacionado ou seminarista. “E eu, que já tinha aquela decisão de não ir mais para o seminário, comecei a me questionar”, revela o diácono, que em 2006 pediu para voltar ao Kairós e fazer o discernimento de que o presbitério não era mesmo sua vocação.

--> Pe. Gustavo Alves Batista é ordenado em Porto Alegre

--> Conheça mais sobre o Pe. Gustavo Alves Batista

Nesse retorno, depois de dois anos longe dos encontros vocacionais, Tiago se deparou com uma equipe diferente, uma estrutura de seminário e de atividades diferentes. Mas, segundo ele, demorou para entender que o diferente era ele mesmo. “Eu já tinha uma experiência do trabalho, estava mais maduro, e assumi com seriedade esse processo vocacional”, conta. A vida como seminarista, porém, foi adiada novamente, já que o diácono queria terminar o curso técnico e ainda precisava fazer o estágio.

Nesse período, fez o Enem e conseguiu bolsa para cursar Filosofia na PUCRS. Em 2007, então, Tiago dividia o tempo entre o estágio, pela manhã; o trabalho, à tarde; e a Filosofia, à noite. De acordo com o diácono, foi um tempo muito enriquecedor, pois teve contato com pessoas de diversas áreas profissionais, como administradores, contabilistas, médicos, procuradores do Estado, por exemplo. Em apenas uma disciplina ele foi colega dos seminaristas.

VÍDEO: conheça mais sobre o diácono Tiago Ávila Camargo

Somente após concluir a graduação e depois de oito anos de encontros Kairós, Tiago ingressou no Propedêutico, aos 23 anos. No dia em que fez a despedida do trabalho, ele recebeu uma proposta de emprego. “Em situações como essa você percebe que tem potencial, capacidades, opções de vida profissional, mas a escolha pelo sacerdócio se torna até mais madura e séria diante dessas muitas possibilidades. Escolhi este caminho, me sinto chamado”, destaca.

A convicção da vocação vem acompanhada também da consciência de que está se colocando inteiramente à disposição e de que nem sempre é possível conciliar um desejo ou projeto pessoal com as necessidades da Igreja. Outra certeza é que, enquanto sacerdote, será sempre um missionário. “Quando penso a vida como padre, não consigo separar da missão. O desafio é como ser missionário onde a gente está”, revela Tiago, que desde o primeiro contato com a temática, numa formação enquanto seminarista, passou a tê-la muito presente, inclusive como objeto de estudo na Teologia. “O que faz o coração bater mais forte é esse gosto pela missão e o desejo de, conforme fala o Papa Francisco, sermos uma Igreja aberta, em saída”, resume.

--> Padre Fabiano Schwanck Colares é ordenado em Sapucaia do Sul

--> Conheça mais sobre o Pe. Fabiano Schwanck Colares

Enquanto seminarista e diácono, Tiago atuou pastoralmente em sua paróquia de origem, em Eldorado do Sul, e também nas comunidades Imaculada Conceição (Canoas), São Cristóvão (Canoas), São Paulo Apóstolo (Canoas) e Santo Antônio Pão dos Pobres (Porto Alegre). Serviu ainda no Kairós e como cerimoniário de Dom Agenor Girardi e Dom Jaime Spengler.

Ordenação presbiteral

Dia: 23 de junho (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Ginásio da Escola David Riegel Neto (Av. Emancipação, 100 – Centro – Eldorado do Sul)