Secretariado de Ação Social aprova novo estatuto na Arquidiocese

As entidades associadas do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre se reuniram na última terça-feira, dia 1º, para assembleia ordinária. Na ocasião, foram aprovadas por unanimidade alterações no estatuto que rege a atuação dessas entidades. A assembleia foi convocada pelo presidente de honra do Secretariado, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Assembleia foi realizada nesta terça-feira na Cúria Metropolitana. Foto: Amanda Fetzner Efrom

A mudança no estatuto visa, sobretudo, uma adequação à legislação vigente, em vista das orientações da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Acordo Brasil – Santa Sé. As alterações proporcionarão, ainda, novas formas de captação de recursos. O novo estatuto foi elaborado por uma banca de advogados, profissionais da área do Serviço Social e uma empresa de consultoria.

“De toda a ação social desenvolvida em Porto Alegre, 70% são promovidas pela Igreja Católica”, lembrou Dom Jaime. Participaram da assembleia representantes da Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, do Centro de Orientação ao Migrante, da Obra Social Santa Bárbara, do Lar de São José, da Sociedade Assistencial São José da paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres e da Sociedade Beneficente Nossa Senhora da Saúde. Dom Adilson Pedro Busin, bispo referencial da Pastoral para a Ação Social Transformadora na Arquidiocese, e o Pe. José Romeo Maldaner, assistente eclesiástico da Cáritas Arquidiocesana.

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre