Bispo alemão da Diocese de Dresden visita a Arquidiocese de Porto Alegre

07.08.2017

Por uma semana, Dom Heinrich Timmerevers, bispo de Dresden, na Alemanha, conheceu um pouco da realidade da Arquidiocese de Porto Alegre. Durante a visita, que encerrou neste domingo, conheceu locais como o Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, a Casa de Apoio Madre Ana, a PUCRS, o Instituto São Francisco e o Centro Social Padre Pedro Leonardi, entre diversos outros projetos sociais. Na sexta-feira, dia 4 de agosto, participou da ordenação presbiteral de Daniel José Alves de Oliveira, e, no domingo, dos 60 anos da Paróquia São José, de Sapucaia do Sul.

Dom Heinrich no Centro Social Padre Pedro Leonardi. Foto: divulgação

De acordo com o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, ele e Dom Heinrich se conheceram no Brasil e depois se encontraram em outra oportunidade no Alemanha. O bispo alemão nunca tinha vindo a Porto Alegre. Em alemão – com tradução de Dom Jaime –, Dom Heinrich contou que o mais lhe chamou a atenção na Arquidiocese foi a realidade social. "O Papa Francisco fala de uma Igreja na periferia. Aqui pude enxergar um pouco deste trabalho sendo realizado", destacou, lembrando do encontro com crianças sem pais e pessoas sem casa.

Da capital gaúcha, o bispo alemão seguiu para Óbidos, no Pará, e para Brasília, onde visitará o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner.