Presbíteros de Porto Alegre celebram Dia do Padre no seminário de Gravataí

Cerca de 130 presbíteros da Arquidiocese de Porto Alegre estão reunidos nesta segunda-feira, dia 7, para celebrar o Dia do Padre, recordando de maneira especial São João Maria Vianney. No encontro, que ocorre no Seminário Menor São José, em Gravataí, o grupo também comemora os jubileus de 25 e 50 anos de vida sacerdotal de irmãos de ministério.

A segunda-feira foi reservada para a oração, lazer e confraternização do clero arquidiocesano. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Após a acolhida com um café da manhã, os presbíteros participaram da missa (confira o vídeo da missa aqui), presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. No altar também estavam os três bispos auxiliares, Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin. Os três completam neste ano 25 anos da ordenação presbiteral.

Assim como eles, estavam no altar e celebram Jubileu de Prata o Cônego Leandro Miguel Chiarello e os padres Luís Carlos Pedroso da Silva, Luís Francisco Ledur e Márcio Antônio Andrade da Silva. Na frente deles, os quatro sacerdotes que comemoram 50 anos de vida presbiteral: padres Affonso Edgar Weber, Amadeu Gomes Canellas, Valdevino Pertile e Werner Rauber. Os padres receberam um cartão com oração e uma estola. Entre os jubilando de 25 anos estão ainda os padres Cláudio Mossi Damé e Luís Inácio Ledur.

“Celebrar o jubileu é oportunidade privilegiada para buscar perceber mais intensamente que tudo aquilo que o Senhor nos pede através da mediação da Igreja está impregnado da riqueza da experiência de todos aqueles que nos antecederam na busca da mesma vocação”, destacou Dom Jaime. Em nome dos padres que celebravam 50 anos de sacerdócio, Pe. Amadeu lembrou o coleguismo e os encontros de turma, que ocorrem algumas vezes ao ano, além de recordações da época de seminário. Dom Adilson, escolhido para se pronunciar pelos que completam Jubileu de Prata, expressou a gratidão a Deus pelo chamado, que se transforma em doação: “Nesta nossa peregrinação contamos com a oração e o serviço mútuos”.

Também foi feita a apresentação dos seis padres ordenados neste ano: Daniel José Alves da Silva, Edivelton Flores Pinto, Fabiano Schwanck Colares, Fausto Gabriel de Souza Rodrigues, Gustavo Alves Batista e Tiago Ávila Camargo.

A todos os sacerdotes ali reunidos o arcebispo enfatizou a importância de viver em constante relação com Nosso Senhor pela oração e pela intimidade com o Evangelho. “O que se espera de nós, presbíteros? Não que sejamos marcados por uma alta capacidade de organização, de construir estratégias de ação ou por superioridade intelectual. Isso ajuda! Mas o que verdadeiramente conta em nós e se espera de nós é que expressemos sinais de autêntica santidade”, afirmou, observando que a intimidade com Cristo é o que sustenta o padre e, só assim, é possível que se sustentem uns aos outros.

Após a celebração eucarística o clero participou de almoço. À tarde, o grupo foi convidado a permanecer no seminário para momentos de convivência, como jogo de futebol. Amanhã, dia 8, haverá uma formação, das 8h30min às 16h30min, sobre o tema "Ratio Sacerdotalis", com o Pe. João Cândido da Silva Neto, um dos assessores da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre