Casa de Nazaré completa 30 anos de atendimento em Porto Alegre

A Casa de Nazaré, fundada em 2 de maio de 1987 pelas Irmãs Franciscanas Bernardinas, celebrou na tarde da última quarta-feira, 9 de agosto, a chegada de três décadas com um bolo com 30 metros de comprimento, na rua Coronel Timóteo, na Vila Nossa Senhora das Graças, no bairro Cristal, em Porto Alegre. Atualmente, a casa atende crianças de quatro meses até adolescentes de 18 anos, totalizando anualmente cerca de 760 inscritos.

Comemoração ocorreu nesta quarta-feira, na Capital. Foto: Judinei Vanzeto

Numa construção de mais de 200 m² há salas de aula e de multi-atividades, administração, secretaria, laboratório de informática, pracinha, cozinha, refeitório, videoteca, horta comunitária, curso profissionalizantes e berçário. A casa conta com cerca de 80 colaborares da própria comunidade, que na maioria são pessoas atendidas na infância e adolescência.

Segundo a fundadora, Irmã Conceição de Andrade, da Congregação das Franciscanas Bernardinas, a instituição tem como objetivo atender crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social. “Promover vidas, esse é o nosso grande objetivo”, frisou.

Depoimentos

A professora Cristiane Maria Rodrigues percebe uma realidade difícil e muitas vezes os jovens acabam se perdendo para em opções diversas. “Oferecemos um caminho melhor, pensar num trabalho, continuar os estudos. Através do diálogo procuramos mostrar para eles outras possibilidades”, explicou.

A voluntária Patrícia Pinto Santos tem sete filhos atendidos pelo projeto. “Fui acolhida pela casa e hoje colaboro com o projeto. Se não fosse essa casa eu não sei onde estaria com meus filhos”, contou.

Douglas José, 17 anos, é atendido pela casa desde o berçário. “No turno inverso do colégio participo do curso de auxiliar administrativo. Temos três cursos para nossa idade: auxiliar administrativo, padaria e taekwondo. Na casa sinto alegria, amizade, diversão e os cursos gratuitos”, explicou.

Saiba como colaborar com o projeto: casadenazare.com.br

* Jornalista - Regional Sul 3 da CNBB