“Novos bispos conhecerão a complexidade da Igreja no Brasil”, diz Dom Jaime Spengler

11.08.2017

Vinte e quatro recém-nomeados bispos pelo Papa Francisco estarão reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, durante os dias 14 a 18 de agosto, no Encontro para Novos Bispos. Entre eles estará o bispo coadjutor de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, o único do Rio Grande do Sul a participar. Os novos membros do episcopado da Igreja no Brasil foram nomeados desde agosto do ano passado. Esta é a 28º edição do evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Segundo o presidente da Comissão e arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, esta é uma oportunidade dos novos bispos terem um contato mais intenso com a sede da CNBB. Para ele, o momento é também de integração do grupo recém-nomeado e, ao mesmo tempo, uma possibilidade de juntos abordarem alguns aspectos e temas que fazem parte do ministério do bispo. “Certamente irão conhecer a complexidade da Igreja presente no Brasil e isso ajuda é claro”, finaliza Dom Jaime.

Padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão, explica que durante a semana os novos bispos terão contato com temas pertinentes ao ministério episcopal como, por exemplo, a liturgia no mistério, a questão do Direito Canônico, a partilha que deve existir entre as dioceses e outros assuntos de cunho relevante.

O assessor reitera ainda que o grupo terá a oportunidade de conhecer o Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e também o Congresso Nacional. “Além de tudo iremos fazer também uma visita à Nunciatura Apostólica, onde os bispos nomeados poderão desfrutar de um dia de encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Lá estudarão um tema junto ao Núncio no exercício do ministério”, completa.

O Encontro para Novos Bispos ocorre anualmente na sede da CNBB. Este é o ano em que a Comissão promove o evento para o maior número de bispos nomeados. Isto porque no ano anterior, em 2016, participaram um total de 20 bispos. “Neste ano chegamos a 24 bispos. Esta é a grande novidade, um número grande de bispos, e percebemos que estamos sempre nos aprimorando para atender esta demanda”, salienta padre Deusmar.

Agenda de exposições

Durante a semana, além das visitas, o grupo contará com uma série de palestras. Para isso, vários bispos foram convidados para expor seus conhecimentos sobre determinados assuntos. Na segunda, 14, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo falará sobre “O Bispo e a sua Missão”.

”Na terça, os recém-nomeados contarão com uma palestra sobre “A solidariedade e Partilha na Igreja do Brasil”, ministrada por dom César Teixeira. Na quinta, 17, dom Edmar Perón falará sobre “Liturgia”.

Novos Bispos

Saiba quem são os novos bispos participantes do encontro, e suas respectivas dioceses:

Dom Edmilson Tadeu Canavarros – Bispo Auxiliar de Manaus – AM

Dom José Roberto Silva Carvalho – Bispo de Caetité – BA