Grupo trabalha na estruturação da Pastoral da Educação na Arquidiocese

Seguindo o estilo de trabalho desenvolvido no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Educação na Arquidiocese de Porto Alegre reuniu-se na sexta-feira, 11 de agosto. Na Cúria Metropolitana participaram integrantes da comissão arquidiocesana representando os vicariatos de Guaíba, Gravataí e Canoas e as cinco áreas pastorais de Porto Alegre. A comissão é formada por um padre referencial de cada vicariato ou área e mais dois professores leigos. 

 

Completam a comissão um coordenador leigo, um referencial arquidiocesano leigo e o bispo referencial, Dom Leomar Brustolin.

O trabalho da sexta-feira iniciou com uma reflexão sobre o que é a Pastoral da Educação e as diferenças de outras iniciativas referentes à mesma área, como a Pastoral Escolar. 

 

Todos os vicariatos e áreas pastorais estiveram representados na reunião desta sexta-feira. Foto: Amanda Fetzner Efrom

 

 

Um primeiro objetivo da Pastoral da Educação na Arquidiocese é a formação de núcleos nos vicariatos e áreas pastorais para debater e refletir sobre a educação e tornar a pastoral presente e atuante em suas realidades. 

 

Dom Leomar falou ainda sobre as visitas às escolas e universidades católicas, que ele vem realizando desde março deste ano. De um total de  48 instituições, o bispo já esteve presente em 31. Dom Leomar se reúne com gestores, corpo docente e alunos com o objetivo de aproximar e promover um encontro da Igreja com a realidade do mundo da Educação.

 

Ficou definido ainda que a comissão participará, no dia 25 de setembro, da reunião da Pastoral da Educação Regional, em Porto Alegre. Segundo Dom Leomar, "o encontro fortalece a Pastoral da Educação na Arquidiocese, especialmente pela participação de representantes de todos vicariatos e áreas pastorais. Todos sabem o quanto as questões atuais da educação desafiam o futuro da sociedade, por isso, a Igreja quer se se aproximar ainda mais para servir e colaborar em prol de uma educação humanista e solidária, de acordo com os valores do Evangelho de Jesus Cristo".

 

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre