Mutirão da Comunicação reúne agentes pastorais e profissionais do Brasil

Uma oportunidade de estudo, reflexão, convivência e troca de experiências. Essa pode ser uma das definições do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado em Joinville na última semana, de 16 a 20 de agosto. Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Sul 4 da CNBB, Diocese de Joinville, Rede Católica de Rádio e Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil), o 10º Muticom teve como tema “Educar para a Comunicação”. A próxima edição será em julho de 2019, em Goiânia.

Sete representantes da Arquidiocese de Porto Alegre participaram do evento. Foto: divulgação

Cerca de 800 pessoas se inscreveram para o evento, que ocorreu no pavilhão da Expoville. Lá foram ministradas conferências, atividades culturais, celebrações e oficinas. O encontro contou com a presença do prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Eduardo Viganò, que ministrou a palestra de abertura. Bispos referenciais e coordenadores dos regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) também participaram do evento, além do bispo referencial da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Nicioli CSsR, que presidiu a missa de encerramento, no Santuário Madre Paulina, em Nova Trento (SC).

VEJA FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO NO FACEBOOK DO 10º MUTICOM

O encontro reuniu participantes de 20 estados brasileiros. A Arquidiocese de Porto Alegre integrou a comitiva gaúcha que enviou ainda representantes das (arqui)dioceses de Pelotas, Passo Fundo, Montenegro, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Caxias do Sul e Osório, totalizando 24 pessoas. De Porto Alegre foram sete, entre profissionais da área da comunicação, padre e seminarista.

Rio Grande do Sul foi representado por um grupo de 24 pessoas. Foto: divulgação

“Participar de encontros de formação sempre é bom. A comunicação, especialmente na era digital, é extremamente dinâmica e é preciso estar continuamente em atualização”, destaca Alex Uhlrich, da Rádio Aliança. Ele observa que se por um lado a mensagem de Jesus não muda, por outro a forma de apresentá-la está em constante mutação. “Levaremos de volta a Porto Alegre, e em especial para a Rádio Aliança e aos nossos ouvintes, muitas ideias e motivação para continuar a espalhar o amor de Deus pelo ar.”

"O melhor resultado que podemos obter em um evento é o encantamento. Ou seja, algo pelo qual você não está esperando e acontece de forma surpreendente. Essa é a percepção que tive do Muticom, tanto com a organização do evento, a estrutura e o cuidado na escolha dos palestrantes", enfatiza Luciana Burnett, diretora da agência Oh, God! de marketing digital/off para instituições religiosas. "Sou da área do marketing e das comunicações e posso dizer que este congresso de caráter religioso está no mesmo nível dos eventos de marketing realizados no sul do país. Isso só reforça a questão da relevância da comunicação e das novas mídias para as instituições religiosas. Foi uma experiência incrível", conclui.

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre