Nova direção do Colégio Pio Brasileiro é homologada pela CNBB

23.08.2017

O arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, comunicou ao prefeito da Congregação para o Clero, da cidade do Vaticano, a confirmação do nome do padre Geraldo dos Reis Maia para mais um triênio (2017-2020) como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. No documento, o presidente da CNBB também comunica a homologação dos nomes dos demais membros da equipe diretor do Colégio. A confirmação da nova direção foi feita em observância às normas estatutárias da CNBB e do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Os nomes também foram aprovados pelo Conselho Permanente da entidade, que se reuniu dia 21 de junho deste ano.

Composição da equipe: padre Geraldo dos Reis Maia, da arquidiocese de Uberaba (MG), reitor; padre Domingos Barbosa Filho, da diocese de Oeiras (PI), nomeado Diretor de Estudos; padre Jairo Luiz Gusberti, da diocese de Caxias do Sul (RS), como Diretor Espiritual; e cônego Leandro Miguel Chiarello, da arquidiocese de Porto Alegre (RS), como ecônomo.

Côn. Leandro Miguel Chiarello embarcou nesta semana de Porto Alegre para Roma. Foto: Nelson S. Pereira

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro é um colégio sediado em Roma (Itália), mantido pela CNBB e administrado por um Conselho de Direção, dedicado à formação permanente de presbíteros diocesanos. Os padres estudantes realizam estudos de pós-graduação no campo da Teologia, Filosofia e outras ciências afins, nas várias universidades e institutos de Roma. Por meio dessas especializações e de várias outras atividades, os estudantes buscam o aperfeiçoamento de sua formação presbiteral. Depois, ao voltarem para o Brasil, uma vez terminados seus estudos, os padres se dedicam ao trabalho pastoral, seja nos seminários como professores e formadores, seja atuando em outras áreas: na pastoral paroquial, assessorias, pesquisa e na ação missionária.