Efígie eterniza presença do diácono Ivo Guizzardi na Cáritas Arquidiocesana

"Que esta efígie, com seu espírito, permaneça aqui e faça com que muitos façam o que o Diác. Ivo fez e sigam o que ele seguiu". A frase foi proferida pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, durante a solenidade que inaugurou o busto do ex-diretor executivo do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre, diácono Ivo Guizzardi.

 

Homenagem foi realizada nesta semana em Porto Alegre. Foto: Elton Bozzetto

 

 

A cerimônia, realizada na última terça-feira, 22 de agosto, na sede da entidade, reuniu representantes da ação social das paróquias, sacerdotes, diáconos, servidores da entidade, vereadores, o arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o bispo auxiliar Dom Aparecido Donizeti de Souza, o ex-prefeito José Fortunati, familiares e amigos do diácono, membros da diretoria da instituição e autoridades do município e do Estado.

 

A efígie criada pelo artista Juliano Dalla Corte foi instalada na entrada da sede da instituição, eternizando a presença do ex-diretor que dedicou 48 anos de trabalho à entidade e faleceu no dia 2 de outubro de 2016. O assistente eclesiástico do setor, Pe. José Romeo Maldaner, salientou a decisiva contribuição do diácono Ivo para solidificar a estrutura da entidade e dar consistência administrativa e pastoral ao trabalho da instituição. Ele ressaltou a contribuição para organizar a ação social e a sua colaboração para ordenar e qualificar a ação social da Igreja.

 

Durante a programação, houve uma palestra com Dom Dadeus Grings sobre a colaboração do ex-diretor para solidificar a vida das instituições que atuam no campo social. Ele afirmou que somente quando as entidades estiverem trabalhando e a serviço do bem comum é que irão se perenizar e manter a sua missão e identidade. "A instituição é o resultado das pessoas que se unem para formar um novo ser coletivo constituído na unidade", observou.

 

Ao proferir sua manifestação em nome da família, o filho do diácono Ivo, Maurício Guizzardi, afirmou que seu pai deveria estar plenamente satisfeito e orgulhoso ao saber que seu trabalho e dedicação receberam tamanho reconhecimento. "Meu pai era uma pessoa extremamente agradável e humilde, porém, decidido e firme em suas ações. É um imenso prazer dividir isto com vocês, que conviveram com ele. O projeto de vida de meu pai foi muito claro", destacou. 

 

Ao abençoar a obra, o Dom Donizeti afirmou que a vida do Diác. Ivo foi uma presença da Igreja Misericordiosa. A inauguração da efígie integrou a programação dos 60 anos de fundação da entidade. 

 

* Jornalista - Cáritas Arquidiocesana

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre