Protomártires do Brasil serão canonizados dia 15 de outubro

24.08.2017

No dia 15 de outubro, no Vaticano, serão canonizados os protomártires André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes diocesanos, e Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos. Chamados mártires de Cunhaú e Uruaçu, eles foram beatificados no ano 2000. A aprovação da canonização saiu no decreto da Congregação para a Causa dos Santos que recebeu a aprovação do Papa Francisco em março deste ano.

Conheça mais sobre a história dos novos santos

Haverá também programação na região dos hoje beatos, no Rio Grande do Norte. No dia 28 de outubro, às 17h, ocorrerá missa em ação de graças no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo. Outra celebração será realizada no dia 29, às 10h, no Santuário dos Mártires do bairro Nazaré, em Natal. Em 4 de novembro haverá missa na cidade de Canguaretama, na Capela Nossa Senhora das Candeias, às 16h.

Em 16 de junho de 1645, padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Eles participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, cidade de Canguaretama. Três meses depois, dia 3 de outubro, ocorreu o massacre de Uruaçú. Padre Ambrósio Francisco Ferro foi torturado e o camponês Mateus Moreira, morto. Os invasores calvinistas não admitiam a prática da religião católica.

Os protomártires são os primeiros mártires de uma determinada região. Considerando a Igreja católica em sua totalidade, o protomártir é Santo Estêvão.

* Com informações da Canção Nova e Rádio Vaticano