Município de Glorinha festejou a padroeira no último dia 20

25.08.2017

As festividades em homenagem à padroeira do município de Glorinha, Nossa Senhora da Glória, iniciaram com um novenário, que ocorreu de 10 a 18 de agosto, com a presença dos padres pregadores: Wilson L. Galizoni Junior, Bruno V. Eskopinski, Fabiano S. Colares, Amadeu G. Canellas, Filipe M. Pereira, Édilon R. de Lima, Tarcísio A. Rech e do diácono Gabriel Martins. Eles refletiram temas e títulos da vida de Maria, com boa presença do povo local e de visitantes. Pe. Xisto Pedrotti, que era esperado para uma das noites, não pôde comparecer por questões de saúde.

Dom Dadeus Grings participou das celebrações. Foto: divulgação

Dois momentos especiais marcaram a programação: dia 15, feriado municipal, e dia 20, Solenidade de Nossa Senhora da Glória. Na primeira data, para relembrar os costumes das tradicionais famílias de Glorinha, foi promovida a 1ª Carreteada e Cavalgada de Nossa Senhora da Glória, com a presença de 11 carretas puxadas a boi e mais de 50 cavaleiros(as), que saíram às 8h30min da sede do CTG Sentinela do Rio Grande, percorrendo um trajeto de cerca de 5km pelas ruas do município. O grupo chegou às imediações da Igreja Matriz às 10h, onde eram aguardados para a missa campal presidida por Dom Dadeus Grings, arcebispo emérito de Porto Alegre.

Na ocasião, o pároco, Pe. Manoel Scheimann, leu a ata de lançamento da pedra fundamental da gruta em louvor a Nossa Senhora da Glória, gesto concreto alusivo aos festejos dos 65 anos da criação da paróquia, que serão comemorados no próximo dia 30 de dezembro. O pároco, depois de preparar a “cápsula do tempo” (contendo moedas em circulação, jornais do dia, programação da festa, decreto de criação da paróquia, logo dos 65 anos e folhas com assinaturas de alguns dos presentes), entregou-a a Dom Dadeus, que a depositou em uma caixa de granito. Essa foi concretada pelo prefeito da cidade, Darci José, auxiliado pelo presidente de Câmara de Vereadores, Flávio Soares, e demais vereadores presentes, acompanhados com atenção e alegria por mais de 300 pessoas.

No último domingo, dia 20, Solenidade de Nossa Senhora da Glória, a procissão com a veneranda imagem saiu da frente da prefeitura em direção à Matriz, onde foi celebrada missa com a presença dos casais festeiros (Camila e Juliano, Flávia e Dalvan), devotos de Glorinha e  municípios vizinhos, inclusive com uma delegação de 30 pessoas da zona sul de Porto Alegre. Na sequência foi servido almoço, seguido de leilões de animais, apresentação da invernada do CTG, brincadeiras para crianças na praça e baile.

"Foram verdadeiros momentos de fé em família. Nossa gratidão a todos que participaram e ajudaram para o sucesso da festa", destacou Pe. Manoel.