Bispos de Porto Alegre realizam visitas pastorais a paróquias da Arquidiocese

De março a setembro deste ano o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e os três bispos auxiliares, Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin, foram ao encontro das comunidades da Arquidiocese. As visitas pastorais realizadas em 2017 contemplaram as 22 paróquias do Vicariato de Guaíba e oito do Vicariato de Canoas.

 

Bispos visitaram 30 paróquias entre março e setembro. Foto: arquivo pessoal

 

 

Dom Donizeti, que responde por este trabalho em nome do episcopado de Porto Alegre, revela que o desejo é dar continuidade às visitas no próximo ano, abrangendo as demais 19 paróquias do Vicariato de Canoas e também as 28 do Vicariato de Gravataí. Este antigo costume da Igreja é, para os bispos da Arquidiocese, uma oportunidade de encontro, diálogo, celebração e proximidade com os padres e os fiéis.

 

Um dos principais objetivos das visitas pastorais é conhecer a realidade de cada paróquia – com suas riquezas, potencialidades e fraquezas – e, assim, entender melhor a própria Arquidiocese. “É também um momento de incentivo às comunidades e de convivência fraterna com os padres. Já tivemos relatos de uma repercussão muito positiva na vida da comunidade a partir da visita pastoral”, conta Dom Donizeti, que esteve em 14 paróquias.

 

Foi proposto que as paróquias elaborassem um cronograma que contemplasse encontros com o Conselho de Pastoral Paroquial, Conselho Administrativo e Econômico, pastorais e lideranças, sobretudo catequistas e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Conforme a programação organizada, os bispos puderam se reunir ou celebrar com as comunidades que formam a paróquia, conhecer a estrutura e o patrimônio, ter acesso aos livros de registros e marcar presença em projetos sociais, hospitais e lar de idosos. Em alguns municípios também se reuniram com autoridades do poder público. As visitas ocorreram de sexta-feira a domingo.

 

Dom Donizeti destaca a preparação das comunidades e enfatiza que foram muito bem acolhidos. “Esse contato com as diversas lideranças é sempre muito enriquecedor para ambos os lados”, observa. Como compromisso, os bispos enviaram uma carta pastoral a cada paróquia visitada com uma apreciação do encontro.

 

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre