Pascom Regional define linhas de ação para 2018

06.10.2017

Com a presença do bispo referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Rio Grande do Sul, o bispo coadjutor da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, a Pascom Regional se reuniu no último dia 3 de outubro em Porto Alegre, na sede da CNBB. O grupo, que contou com representantes das dioceses de Cruz Alta, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, recordou e avaliou as ações realizadas neste ano e projetou o ano de 2018.

Grupo se reuniu na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre. Foto: Pe. José Renato Back

O encontro iniciou com um momento de oração, conduzido pelo Pe. Roque Hammes, da Diocese de Santa Cruz do Sul. Em seguida, a coordenadora da Pascom Regional, Dorcelina Gomes, relatou os principais assuntos debatidos na reunião dos coordenadores regionais da Pascom, realizada durante o último Muticom, em agosto de 2017, em Joinville. Em âmbito nacional, os próximos eventos serão o Encontro Nacional da Pascom, de 19 a 22 de julho de 2018, em Aparecida, com o tema “Comunicação e Igreja”; e o Muticom de 2019, em Goiânia.

O grupo refletiu sobre a caminhada da Pascom no Rio Grande do Sul e sobre a dificuldade de articular as atividades pastorais de modo paralelo e desassociado às assessorias de comunicação das dioceses. Para isso, concluiu-se que é preciso formar a Pascom nas dioceses primeiro.

O próximo tópico foi a avaliação da participação do Regional Sul 3 no Muticom realizado em Joinville. Concluiu-se que o Estado foi muito bem representado no evento nacional, enviando 24 agentes da pastoral.

No encontro também foi refletido sobre o desafio de comunicar no ambiente digital nos dias de hoje, marcado pelo ódio e pela intolerância. Ficou claro entre todos a importância da Igreja se posicionar diante da realidade, estar em sintonia com o mundo, a exemplo do Papa Francisco, retomando a essência do cristão, o amor, a misericórdia e a alegria de seguir Jesus Cristo. Nesse sentido, foi lembrado o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB de 2018: Fraternidade e a superação da violência.

Em seguida, surgiu entre os presentes a ideia de aproveitar a mensagem do Papa pelo Dia Mundial das Comunicações para reunir cada Pascom e seu bispo diocesano com a imprensa secular da região de cada diocese. Ficou definido que a Pascom Regional irá propor às dioceses que façam um encontro com a imprensa. Assim, o Regional preparará um guia com um roteiro para ajudar a organização do evento. Depois, será feito um balanço, avaliando como foi o processo.

Para 2018 foi definida a meta de criar uma rede de comunicadores e de meios. Ficou acertado que cada diocese cria o seu banco de nome e contatos e envia para a compilação da Rede Regional. Também foi decidido que em outubro de 2018 será promovido um Muticom Regional. Será nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2018, em local a definir.

Um dos últimos pontos debatidos foi a decisão de finalizar o Projeto da Pascom para os próximos anos, com as linhas e estratégias de ação, que será diagramado de forma atrativa, para ser posteriormente enviado a todas as dioceses do Rio Grande do Sul, até o final deste ano.

A próxima reunião da Comissão Regional da Pascom será no dia 6 de junho de 2018, no Cecrei, em São Leopoldo. A reunião foi concluída com uma bênção de Dom Carlos Romulo e com o envio dos comunicadores.

* Com texto de Graziela Wolfart - jornalista da Diocese de Montenegro