Prédio da Cúria Metropolitana completa 129 anos nesta terça-feira

Muitos não sabem a história e a beleza que guarda o prédio da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. A construção na esquina das ruas Espírito Santo e Coronel Fernando Machado, no Centro Histórico, teve e tem papel fundamental na vida da Igreja Católica da Capital e do Rio Grande do Sul.

Cúria Metropolitana em 1955. Foto: Arquivo Histórico da Arquidiocese de Porto Alegre

Projetado como Seminário Episcopal, ao longo de 129 anos formou cidadãos, padres, incentivou a cultura e a fé e ainda nos dias de hoje é um local de evangelização. Mesmo tendo a pedra fundamental lançada em 1865, foi apenas em 17 de outubro de 1888 que a edificação de três pavimentos foi oficialmente inaugurada.

Para celebrar a data, confira em 10 fotos um pouco dessa história:

1/10

Interessados em conhecer um pouco mais sobre a história e visitar o prédio podem participar do projeto “Os Caminhos da Matriz", que ocorre em datas agendas (a próxima é neste sábado, dia 21). Mais informações pelo e-mail arquivo@arquipoa.com ou pelo telefone 51 3228-6199, com Vanessa.

* Informações da arquivista e historiógrafa do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre (AHCMPA), Vanessa Gomes de Campos. Imagens do AHCMPA