Regional Sul 3 promove formação de Leitura Orante para jovens

A coordenação da Animação Bíblico-Catequética da Igreja do Rio Grande do Sul promoverá um Encontro de Formação do Projeto Lectionautas nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Novo Hamburgo (RS). O encontro é destinado a jovens acima de 15 anos provenientes das dioceses que compõem o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Projeto Lectionautas

O site Lectionautas.com nasceu de um projeto conjunto do CEBIPAL/CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e da Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) com o objetivo de promover uma Igreja Missionária para todo o continente. Os destinatários do projeto são os jovens da Igreja Católica na América Latina e Caribe. O programa oferece aos internautas itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.

 

Acesse o site aqui

 

Atualmente, cerca de 300 mil jovens internautas são envolvidos semanalmente com a Palavra de Deus e outros tantos são capacitados para disseminar o método da Leitura Orante.

 

Leitura Orante

A Leitura Orante (Lectio Divina) é um método antigo na tradição cristã. Surgiu no século 13 com o monge Guigo e seus quatro passos são preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A leitura tem por objetivo auxiliar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo.

 

Em 2007, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros, mas atualmente tem ganhado espaço na internet através dos jovens.

 

Lectionautas Brasil

Em abril de 2011 foi lançado CNBB, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o site do Projeto Lectionautas Brasil. Trata-se da versão brasileira do programa para internautas do nosso país. No site Lectionautas Brasil o internauta tem acesso a conteúdo bíblico formativo.

 

 

O material para a Leitura Orante do Evangelho do domingo está disponível sempre às quartas-feiras. Na página também se encontram links com notícias do site da CNBB e Liturgia Diária, orientações, arquivos explicativos sobre o Projeto e a exortação do papa Bento XVI que pede aos jovens aprofundamento na Palavra de Deus.

 

O objetivo da CNBB ao engajar-se no projeto é atingir a população jovem que se encontra cada vez mais conectada à internet. Que esses jovens se acostumem a também se conectar a Palavra de Deus através da Leitura Orante, fazendo dela um instrumento de evangelização através da internet, ou seja, utilizando o site para evangelizar outros jovens.

 

 

Serviço

Formação: Projeto Lectionautas

Destinatários: Jovens das dioceses gaúchas

Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Avenida Pedro Adams Filho, 977 - Bairro Industrial / Novo Hamburgo.

Data: 10 a 12 de novembro de 2017

Inscrições: com as coordenações diocesanas de Catequese

Contato: 51 99968-8325 (Padre Luciano), 51 3586-5008 (paróquia), parstoafonso@mitranh.org.br

 

* Jornalista - Regional Sul 3 da CNBB

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre