Pe. João Schiavo é beatificado em Caxias do Sul

A emoção tomou conta do público que participou da beatificação do Pe. João Schiavo no último sábado, 28 de outubro, nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O ponto alto da celebração ocorreu quando o representante do Papa, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, realizou a leitura da Carta Apostólica em latim e foi descerrada a imagem que retrata o novo beato. Ao som do hino de louvor, o superior geral dos Josefinos, Pe. Mario Aldegani, e a superiora geral das Irmãs Murialdinas de São José, Irmã Orsola Bertolotto, levaram ao altar uma relíquia do beato.

Cardeal Angelo Amato na beatificação de Pe. João Schiavo, em Caxias do Sul. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O público de cerca de 6,5 mil pessoas era formado por moradores da região de abrangência da Diocese de Caxias do Sul, de vários estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, e de diversos países, entre eles Argentina, Chile, Equador  e Itália, de onde vieram nove familiares de Pe. Schiavo, que era de Sant’ Urbano (Vinceza).

Marcaram presença também lideranças de paróquias atendidas pelos josefinos de Murialdo, onde a devoção ao novo beato está se difundido. “Na nossa paróquia de São Benedito, os padres são Josefinos, por isso a gente tem essa ligação”, contou Angélica Plix, de Jaçanã (SP), que coordenou um grupo de 56 pessoas e participa da Associação das Mães Apostólica, fundada por Schiavo. De Brasília (DF), Isabele Ricarte trouxe 24 pessoas. Emocionada, agradeceu a Deus pela chuva em sua terra natal depois de 120 dias de seca. “É a primeira vez que participo de uma beatificação. Estou emocionada. Ainda mais porque no dia dessa cerimônia tão linda, começou a chover lá em Brasília”, disse.

A acolhida ficou por conta de mais de 100 jovens do Setor Juventude da Diocese, acompanhados pela Banda Marcial Tradicionalista Murialdo e a Banda da Escola Municipal Pe. João Schiavo, de Fazenda Souza. A cerimônia teve a participação da Orquestra da Universidade de Caxias do Sul e do Coral Beatificação, além dos vários movimentos e serviços da Igreja que ajudaram na organização.

O agraciado com o reconhecido milagre, Juvelino Cara participou da apresentação das oferendas. Ao cardeal Angelo Amato, Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias de Sul, agradeceu o Papa Francisco pela graça de reconhecer na diocese o primeiro bem-aventurado. Pe. Aldegani homenageou o postulador Pe. Orides Ballardin pela dedicação ao processo de beatificação e, aos devotos, pela profunda demonstração de fé. Em nome da delegação italiana, Pe. Lorenzo Zaupa, vigário-geral da Diocese de Vicenza, saudou as autoridades eclesiásticas, bem como a diocese gaúcha que sediou o evento inédito.

Outro momento de emoção foi quando o povo cercou a relíquia na procissão final, conduzida pelos bispos josefinos Dom Celmo Lazzari, de Sucumbios (Equador), Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém (Pará), e Dom Adélio Pasqualotto, da Missão Josefina de Napo.

O evento religioso foi transmitido ao vivo pela televisão, rádio e mídias sociais.