Em assembleia, clero de Porto Alegre estuda planejamento pastoral

“O momento da assembleia do clero é sempre de avaliação da caminhada da vida da Igreja Particular e, ao mesmo tempo, tempo de traçar perspectivas em vista do futuro, tendo presente que todos nós desejamos um empenho, uma dedicação sempre maior no campo da evangelização.” Assim o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, define o encontro que encerra hoje e que desde terça-feira reúne bispos, padres e diáconos da Arquidiocese.

Assembleia do Clero iniciou na terça-feira e encerra nesta quinta, em Gravataí. Foto: Amanda Fetzner Efrom

No Seminário Menor São José, em Gravataí, o grupo de aproximadamente 200 pessoas seguiu ao longo dos três dias uma agenda cheia e que contou com a assessoria do professor Danilo Gandin, sobretudo no trabalho de planejamento e organização da atividade pastoral da Arquidiocese.

O debate entre o clero é o segundo passo neste processo. O foi dado semanas atrás quando as paróquias, sobretudo os Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP), responderam a um questionário. “Tentamos colher elementos que possam ajudar nesse trabalho de construção do planejamento pastoral. Trouxemos isso agora aos diáconos e padres para também participarem ”, explica Dom Jaime. Todas essas informações serão levadas, no início do próximo ano, à Assembleia do Povo de Deus para, assim, serem traçadas indicações claras e objetivas e que reflitam aquilo que é o desejo do povo da Arquidiocese e a necessidade da Igreja.

“Numa sociedade marcada por tantos desafios, a Igreja tem um trabalho específico e não pode se omitir”, enfatiza o arcebispo. Dom Jaime observa que o Evangelho é, para os católicos, palavra de luz e esperança. Nesse contexto, recorda o que o Papa Francisco disse aos jovens em 2013, no Rio de Janeiro: “Não deixem que lhes roubem a esperança”. “Não permitamos que nos roubem a esperança de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa, de uma Igreja mais engajada, sempre mais próxima dos anseios e necessidades do nosso povo, uma Igreja missionária e acolhedora”, conclui Dom Jaime.

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre