Arquidiocese desenvolve novo sistema administrativo e pastoral

Com o objetivo de oferecer às unidades da Arquidiocese de Porto Alegre uma ferramenta atual, segura e completa, nasceu o projeto Servus. O sistema, desenvolvido e subsidiado pela Arquidiocese, propõe uma nova metodologia para o trabalho administrativo e pastoral das comunidades.

A ferramenta proporcionará rápido acesso a informações estratégicas e também segurança aos processos das instituições, seja nas atividades de evangelização, seja nas rotinas administrativas referentes a sacramentos, pessoas, agenda, financeiro e contabilidade, por exemplo. Segundo o gerente do projeto Servus, Aleandro Signori, a principal novidade do sistema é que ele está fundamentado em um único banco de dados, o que proporciona “uma visão abrangente da operação, integrando resultados e provendo capacidade de estabelecer relacionamentos mais personalizados e inteligentes”.

Padres e leigos têm recebido formação sobre o novo sistema desde setembro. Foto: Amanda Fetzner Efrom

O Servus substituirá o atual sistema de pastoral utilizado nas paróquias a partir de 1º de janeiro de 2018. Para isso, desde setembro a equipe que desenvolveu o projeto tem realizado formações com padres, secretárias paroquiais e demais pessoas envolvidas na contabilidade das comunidades. No total serão 10 encontros, todos no Centro de Pastoral, abrangendo as paróquias, seminários, diaconias e outras unidades da Arquidiocese. A última formação ocorre no dia 20 de novembro.

De acordo com Aleandro, o processo de apresentação do sistema aos usuários tem sido bastante produtivo. “Os participantes mostram-se bastante motivados, afinal, a partir do próximo ano fiscal simplificaremos diversos processos, diminuindo retrabalho e incrementando significativamente o acesso a dados e informações”, explica. O gerente do projeto destaca que os participantes são importantes parceiros no desenvolvimento do Servus. “Mais do que uma nova ferramenta tecnológica, buscamos ampliar a excelência em nossas práticas. Para isso, disponibilizamos um espaço permanente para questionamentos e troca de conhecimentos e informações durante os eventos”, enfatiza.

Andressa Becker trabalha na paróquia Imaculado Coração de Maria, de Esteio, e já teve contato com o novo sistema. “Sempre que tem uma mudança existe um impacto, por isso é importante a formação. Claro que muitas dúvidas vão surgir na prática, mas vejo que vai trazer facilidades”, opina. O padre Loivo Aloísio Kochhmann, da Rede de Comunidades Santa Cruz, de Viamão, afirma que a beleza deste sistema é que está sendo gestado em conjunto. “Ele terá a nossa cara, feito para atender as nossas necessidades”, observa. O presbítero ressalta como importante o fato de o Servus promover uma continuidade, não uma ruptura, apesar de trazer novidades.

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre