Cerca de 90 presbíteros do Rio Grande do Sul participam de encontro regional

Encerrou nesta quarta-feira, 15 de novembro, 36º Encontro Regional dos Presbíteros, evento que neste ano reuniu cerca de 90 padres das arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado no Centro de Eventos Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, com o tema “Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo constituiu como guardiões” (Ap 20, 28).

Encontro reuniu presbíteros do Rio Grande do Sul nesta semana. Foto: Padre Rudinei Lasch

A programação, que iniciou no dia 13, teve a a assessoria da leiga consagrada Miriam Pedrini Siqueira, formada em Teologia, Counseling Espiritual Católico, Coaching Cognitivo e Master em Dinâmicas na Vida Religiosa. Segundo Miriam, o lema extraído do Apocalipse inspira o cuidado e apresenta uma abordagem de autoconhecimento de si e do outro presbítero. “Conhecer-se é ajudar o outro a conhecer-se também. Estamos pensando no coração enquanto emoção. Pensando na maneira de pensar e de agir. É rever-se enquanto ser humano que decide ser padre e padre feliz”, destacou.

De acordo com o coordenador regional dos presbíteros, padre Cleocir Bonetti, da Diocese de Erexim, o tema central do cuidado toca na missão, na vida e na fraternidade presbiteral, tendo em vista o cuidado do povo de Deus. “O presbítero como aquele que se cuida e procura viver sua dimensão vocacional, vivendo a formação permanente em vista de sua missão como pastor”, explicou Bonetti.

O encontro com os padres do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma preparação ao 17º Encontro Nacional dos Presbíteros, que ocorrerá de 26 de abril a 2 de maio de 2018 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

* Jornalista - Regional Sul 3 da CNBB