“Sejamos agentes de transformação”, diz Dom Jaime sobre Ano do Laicato

27.11.2017

Na missa das 18h30min do dia 26 de novembro, na Catedral de Porto Alegre, ocorreu a abertura do Ano Nacional do Laicato na Arquidiocese. Presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, a celebração eucarística contou com a presença do referencial da Comissão do Laicato na Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Geraldo Hackmann, entre outros integrantes do clero.

Abertura do Ano do Laicato na Arquidiocese ocorreu neste domingo, na Catedral Metropolitana. Foto: Pe. Rogério Flôres

Pe. Geraldo explicou que o Ano do Laicato se estenderá até a festa de Jesus Cristo Rei do Universo do próximo ano, propondo reflexões a partir do tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e do lema “Sal da Terra e luz do mundo”. “Teremos a oportunidade de refletir sobre a vocação do laicato para que, como Igreja, comunidade de fé, possamos nos dar conta, cada vez mais, da importância que os leigos têm para nossas paróquias, nossas comunidades”, destacou Pe. Geraldo.

Dom Jaime recordou o pedido do Papa Francisco para uma Igreja em saída, não apenas da porta para fora. “Precisamos sair do individualismo, do fechamento do coração, do medo de encontrar o diferente de nós e ir ao encontro realmente de quem precisa de uma palavra de fé, de esperança, de um gesto de solidariedade e caridade. Devemos ser agentes de transformação”, enfatizou.