Centro Social Pe. Pedro Leonardi inaugura casa lar em Porto Alegre

01.12.2017

Neste sábado, 2 de dezembro, o Centro Social Pe. Pedro Leonardi, no Restinga Velha, em Porto Alegre, vai inaugurar o Complexo Cidade dos Anjos. O local é formado por três casas lar que abrigarão crianças e adolescentes. A primeira moradia será entregue no evento, enquanto as outras duas ficarão prontas em 2018. A inauguração será às 10h e contará com a presença do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Primeira das três casas do Complexo Cidade dos Anjos será entregue neste sábado. Foto: divulgação

“Desde 2013 mantemos, junto ao convênio estabelecido pela Fasc (Fundação de Assistência Social), três casas Lar em espaços alugados e em situação delicada. No entanto, os custam são elevados e chegam, por ano, ao valor de R$ 60 mil apenas o aluguel. Para melhorar o atendimento aos acolhidos e baixar os custos, estamos construindo as unidades próprias”, afirma padre Claudionir Ceron, diretor do Centro Social Pe. Pedro Leonardi. O número de acolhidos, por enquanto, será o mesmo: 24 meninos e meninas entre zero e 17 anos.

Cada casa terá 250 metros quadrados e custou entre R$ 450 mil e R$ 490 mil. Os recursos para a construção são oriundos de doações, almoços solidários e de uma ação entre amigos que sorteou um automóvel clássico de propriedade do padre Ceron. “Fizemos de tudo para tornar esse sonho realidade”, destaca o presbítero. Um sistema de energia solar será instalado nas moradias para economia de luz.

Por enquanto, na Casa 1 ficarão abrigados quatro meninos e quatro meninas; na Casa 2, quatro meninas e dois meninos; na Casa 3, cinco meninas e dois meninos. Segundo padre Ceron, as novas unidades serão construídas de acordo com as necessidades dos residentes, priorizando uma infraestrutura adequada, além de espaços de lazer, como pátio, quadra e pracinha.

O Poder Judiciário define quais crianças serão abrigadas. O afastamento das famílias de origem é feito porque os pais verdadeiros não têm condições de ficar com os filhos ou por possuírem impedimentos legais. A equipe técnica, com assistente social e psicóloga, faz visitas domiciliares para acompanhamento e reinserção social.

Um casal social, chamado de "pais sociais", é responsável por todos os vínculos familiares e educativos destas crianças em defesa dos direitos delas. O casal é contratado pela paróquia como funcionários para ficar nas casas protegendo as crianças 24 horas por dia, recebendo ainda apoio de uma "folguista".

Cada família atende oito crianças em um ambiente alugado e mobiliado pelo projeto, que tem preocupação com a higiene, a saúde física e mental, a inserção na escola e alimentação. Em conjunto com a Fasc, o Centro Social e a paróquia garantem os alimentos, assim como outras necessidades como remédios, roupas e brinquedos.

As crianças, porém, precisam de “padrinhos sociais”, que possam doar alimentos, roupas, brinquedos e, o principal, carinho. Os padrinhos sociais devem fazer um curso de capacitação e seleção pelo Pão dos Pobres. Mais informações pelo telefone 51 3250-6617.

Os imóveis ficam na Estrada Edgar Pires de Castro, 5608, bairro Restinga Velha. Ainda são aceitas doações, em dinheiro e material de construção, para a finalização das outras duas unidades. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3250-6617 ou pelo e-mail pe.pedroleonardi@yahoo.com.br.

Sobre o Centro Social Pe. Pedro Leonardi

O Centro Social Pe. Pedro Leonardi fica no bairro Restinga Velha, em Porto Alegre, e foi criado no dia 21 de abril de 2005 pelo pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida da Restinga, Pe. Claudionir Ceron. É uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada para a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade. Há programas educacionais, culturais, esportivos e sociais colocados em prática, de segunda a sexta-feira, em diferentes espaços da instituição. No local há restaurante solidário, biblioteca comunitária, salas de aula, auditório, galpão para eventos, quadra de esportes, refeitório e marcenaria.