Dom Jaime Spengler ordena três novos diáconos para a Arquidiocese

Uma Catedral lotada acompanhou na noite da última quinta-feira, 7 de dezembro, a ordenação diaconal de Eduardo Kologeski dos Santos, Jeferson Antunes Lunkes e Luís Carlos Coelho. Os três jovens receberam o primeiro grau do sacramento da Ordem por imposição das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, e na presença dos três bispos auxiliares de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin.

Jeferson (E), Luis Carlos e Eduardo foram ordenados na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Também prestigiaram este importante momento na caminhada dos vocacionados cerca de 60 padres, 15 diáconos, além de centenas de familiares, amigos e comunidades por onde os ainda seminaristas realizaram trabalho pastoral. Todos foram lembrados por Jeferson no discurso feito em nome dele e dos colegas ordenados. Ele recordou ainda as casas de formação, colegas de turma e seminários, paróquias de origem e equipes vocacionais.

“Agradecemos a Deus, fonte da vida e da vocação. Queremos agradecer também à nossa Mãe, Virgem Maria, e a ela hoje consagramos nosso ministério diaconal para que, inspirados no seu exemplo de serva e discípula, possamos deixar nosso coração semelhante a Jesus”, destacou Jeferson. Dom Jaime também citou Nossa Senhora, no título da Imaculada Conceição, celebrada nesta sexta-feira, 8 de dezembro. O arcebispo observou a solicitude de Maria, que serve de exemplo a todos os cristãos.

Dom Jaime enfatizou que o objetivo de todo batizado é ser santo, especialmente daqueles que abraçam a vida consagrada e o ministério ordenado. “Não somos funcionários de uma instituição, somos uma família que de modo característico cultiva entre si a santidade, que não é beatice, pieguice, exagero. Santidade significa participar da essência de nosso Deus. Somos originariamente santos porque Deus nos criou, nos amou, nos escolheu, nos elegeu e Ele nos envia”, ressaltou.

Mais uma vez o arcebispo lembrou o momento difícil que o Brasil atravessa, reflexo de uma sociedade marcada por fragmentações de toda espécie: “Somos exigidos, diria que somos exprimidos por ideologias, perseguidos por aquilo que se cunhou denominar pensamento fraco ou ideologia do politicamente correto, desafiados por tendências internas do corpo eclesial, influenciados por vozes que primam pela publicidade, pelo imediatismo, pelo conforto e pela falta de compromisso. Nesse contexto, somos desafiados a dar as razões de nossa esperança, nossa fé e nossa caridade”.

Aos diáconos recém-ordenados, Dom Jaime salientou a importância do cultivo da intimidade cotidiana com o Senhor, onde se encontra a força necessária para estar a serviço de todos, indistintamente. “Não esqueçam que vocês receberam uma missão: foram amados, escolhidos, marcados”, disse.

VEJA MAIS FOTOS DA ORDENAÇÃO DIACONAL AQUI

Antes da bênção final, o arcebispo pediu que os bispos auxiliares encaminhassem os novos membros do clero arquidiocesano às comunidades onde servirão enquanto diáconos: Dom Leomar levou Luis Carlos até o padre Moacir Luís Zanini, vigário paroquial da Nossa Senhora dos Anjos, de Gravataí; Dom Adilson conduziu Jeferson até o padre Milton Jacó Krindges, da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Charqueadas; por fim, o padre Carlos Gustavo Haas, pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Porto Alegre, acolheu Eduardo das mãos de Dom Donizeti.

“Que permaneçamos firmes em Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir a todos na obediência total ao Pai, pois se não estivermos unidos à videira verdadeira, o nosso ministério diaconal não produzirá frutos, pois sem Ele nada poderemos fazer”, concluiu Jeferson.

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre