Bispos auxiliares de Porto Alegre celebram 25 anos de vida presbiteral

"São 25 anos vividos pela bondade e pelo amor que Deus nos concede", afirmou Dom Adilson Pedro Busin durante a homilia da celebração eucarística na qual ele e os outros dois bispos auxiliares de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin, renderam graças pelos 25 anos de vida presbiteral. A missa, presidida por Dom Donizeti, reuniu na Catedral Metropolitana bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as) e leigos, que confraternizaram no Salão Nobre da Catedral após a celebração.

Dom Adilson, Dom Donizeti e Dom Leomar celebraram o jubileu na Catedral Metropolitana. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Referenciando Maria, que no Evangelho do dia 20 de dezembro recebia a notícia de ser a mãe de Jesus, Dom Adilson destacou que vocação é a encarnação de Jesus, o filho amado, em cada um. “Ser padre é conceber a vocação e viver a encarnação no dia a dia do ministério. Celebrar o jubileu de prata sacerdotal é fazer memória da graça de Deus agindo e se encarnando em cada um de nós”, disse.

O bispo lembrou que como Pedro, João, Tiago e tantos outros, ele, Dom Donizeti e Dom Leomar também deixaram suas redes e seguiram o mestre. Mestre esse que os conduziu por caminhos nunca vistos e não calculados pela razão ou projetos humanos: “Na Sua palavra fomos lago à dentro para a lida da pesca do Reino. O amor de Deus é imprevisto por nós, mas é sempre providente porque sabe ser amor, sabedoria a conduzir a nossa vida”. Por fim, Dom Adilson enfatizou que, com todos os presentes, os três bispos se alegravam, não por próprios méritos, mas porque o Senhor os enche com Sua graça, como fez com Maria, e porque esteve, está e estará com eles.

Ainda no começo da celebração o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, ressaltou a presença do clero arquidiocesano e dos colegas de episcopado do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Dom Paulo De Conto, bispo emérito de Montenegro; Dom Jaime Kohl, bispo de Osório; Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, bispo de Montenegro; Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo; e Dom José Mário Stroeher, bispo emérito de Rio Grande.

A coordenadora da Conferência dos Religiosos no Rio Grande do Sul, Irmã Paula Schneider, e o coordenador arquidiocesano da Pastoral Presbiteral, padre Leonardo Reichert, prestaram homenagens, assim como Dom Jaime Spengler, que agradeceu o trabalho e a convivência com os três bispos auxiliares.

VEJA MAIS FOTOS DA CELEBRAÇÃO DO JUBILEU AQUI

No fim, Dom Leomar agradeceu primeiramente a Deus e depois à Arquidiocese, na pessoa do arcebispo, do clero, religiosos e religiosas e ao laicato. Lembrou também dos bispos do Regional, que amparam e fortalecem a missão, à comunidade da Catedral que os recebeu para a celebração, também à Cúria Metropolitana, amigos e familiares. “Pedimos à Mãe de Deus que nos acompanhe e suscite santas e novas vocações”, concluiu.

Sobre os bispos auxiliares

Dom Adilson Pedro Busin nasceu em Sarandi (RS) em 20 de maio de 1965 e foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1993 pela Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. Recebeu o segundo grau da Ordem na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, por Dom Urbano Algayer. O tema da ordenação sacerdotal é “Eu era migrante e tu me acolheste” (Mt 25, 37).

Dom Aparecido Donizeti de Souza é natural de Ibiaci, distrito de Primeiro de Maio (PR), em 13 de janeiro de 1964. A ordenação presbiteral ocorreu em 12 de dezembro de 1992, no ginásio da paróquia Cristo Sacerdote, de Apucarana, por Dom Getúlio Teixeira Guimarães. Escolheu como lema sacerdotal “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10, 11).

Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul (RS). Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992 por Dom Paulo Moretto na paróquia Imaculada Conceição, de Caxias do Sul. Seu lema de ordenação sacerdotal é "Para que todos tenham vida" (Jo 10, 10).

* Jornalista - Arquidiocese de Porto Alegre