Escola da rede São Francisco é inaugurada em Gravataí

26.12.2017

A Rede de Escolas São Francisco inaugurou, no dia 22 de dezembro, a primeira unidade no município de Gravataí. Um grande grupo de pessoas, entre estudantes, educadores e autoridades civis e religiosas, se reuniu no número 450 da Avenida Belém, no bairro Castelo Branco, para acompanhar o ato. Um dos idealizadores do projeto, Pe. Inácio Selbach conduziu a oração inicial, lembrando São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Fátima.

Autoridades descerraram a placa inaugural da nova escola. Foto: divulgação

O diretor-geral da Rede de Escolas São Francisco, Pe. José Luiz Schaedler, citou Pe. Antônio Vieira ao iniciar a cerimônia de inauguração: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. Padre Schaedler destacou que cada unidade não é apenas uma instituição de ensino, mas um projeto de educação. O presidente da mantenedora, Erodiltes de Souza, agradeceu ao município por ter acreditado nessa proposta.

“Celebramos mais esta escola, conquistada por um trabalho conjunto da nossa administração, do DAER e da Rede São Francisco", afirmou o prefeito de Gravataí, Marco Alba, que escolheu a palavra amor para representar o sentimento de todos que fizeram parte do projeto. “O amor possui diversos significados, como amizade, respeito e solidariedade. As crianças que aqui estudarão vão aperfeiçoar e expandir a palavra amor para outras dimensões de suas vidas, além do excelente ensino pedagógico que receberão de seus educadores", disse.

O bispo auxiliar e referencial da Comissão de Educação da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin, ressaltou o trabalho de toda a equipe da rede e do município de Gravataí. Também observou que não se deve ter medo de dizer que o novo educandário trata-se de uma escola católica. "Antigamente distribuímos bíblias nas escolas, hoje nos presídios. O Estado é laico, mas as pessoas não o são. Elas são religiosas e devemos plantar a nossa semente nos corações de nossos alunos”, afirmou.

Em seguida, foi abençoada e descerrada a placa de inauguração. As salas de aula também receberam bênçãos e visitas. A escola distribuiu mudas e fez o convite para que presentes cultivem as plantas e flores em casa e as levem de volta à escola no primeiro dia de aula, 20 de fevereiro de 2018, para um plantio coletivo. Após, o grupo confraternizou em um coquetel.

A Escola São Francisco Gravataí está com matrículas abertas para Educação Infantil e Ensino Fundamental.