Procissão de Navegantes deve reunir mais de 100 mil devotos nesta sexta (2)

01.02.2018

A maior homenagem da capital gaúcha a Nossa Senhora será celebrada nesta sexta-feira (2), durante a tradicional procissão que inicia após a Santa Missa, realizada na Igreja do Rosário, no Centro de Porto Alegre, a partir das 7h. Durante esta semana os fiéis ainda podem visitar a imagem da Santa para realizar as suas orações em agradecimento às graças alcançadas e de pedidos a Nossa Senhora. Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre em janeiro de 2010, a procissão deste ano deve reunir, a exemplo do ano anterior, mais de 100 mil devotos desde muito cedo.

 

Dom Jaime Splengler, arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, convida a todos os fiéis para um dia de orações pela paz, seguindo o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). “Nossa Senhora é a Rainha da paz. Vamos juntos superar toda a forma de violência na nossa sociedade”, rega.

 

 

Homenagens - A celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, que chega a sua 143ª edição, é realizada em mais duas cidades da Arquidiocese de Porto Alegre: Canoas e Arambaré. No primeiro município a comunidade inicia a celebração com a procissão e a Missa Campal. A festa pertence à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, mas a Procissão e Devoção iniciou com a Paróquia Imaculada Conceição, devido a proximidade como o Rio Gravataí. Em Arambaré, a festa é celebrada há 89 anos, a procissão inicia logo cedo e segue até o salão paroquial com a Missa, o almoço festivo e os festejos populares, até o final da tarde.

 

História - Há 143 anos, imigrantes açorianos decidiram celebrar sua fé de forma especial em Porto Alegre. Para eles, da mesma forma que os navegadores são conduzidos ao porto pela “Estrela do Mar”, título mariano datado do século VII, os cristãos são guiados à glória do Reino dos Céus por Maria.

 

Assim nascia a tão querida Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capital gaúcha desde 1875. A data ficou marcada pela licença recebida para a construção da capela em honra à devoção em um terreno doado, onde seria exposta uma imagem da protetora dos mares produzida pelo escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal. Naquele ano, a procissão foi realizada por terra e pelas águas do Guaíba, e a imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário no atual bairro Navegantes, em 1876.

 

Assista o convite do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Splengler:

 

 

 

Confira, abaixo, a programação de 1º a 2/2 para a 143ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de Porto Alegre, com o tema "Através de Maria encontramos Jesus":

 

De 1º/02 - Novena (Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário / Centro)

Solene com missas sempre às 20h

 

02/02, às 7h - Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário (Centro)

Celebrante: Dom Leomar Brustolin

 

Às 8h - Procissão de retorno ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes

 

Às 10h30 - Missa Campal no Largo dos Navegantes

Celebrante: Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre

 

Missas à tarde:

Às 14h - Celebrante: Pe. Luiz Ricardo de Araújo Xavier

Às 16h - Celebrante: Pe. Jaime José Caspary

Às 18h - Celebrante: Pe. Markus Vinícius Kalil Ferreyro

 

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre