Fiéis percorrem 5 km para homenagear Nossa Senhora de Navegantes

03.02.2018

Na procissão de 2 de fevereiro que reuniu mais de 100 mil fiéis devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, o dia ensolarado e as inúmeras homenagens contribuíram para o sucesso da 143ª edição da festa. O início das celebrações, às 7h, na Igreja do Rosário, no Centro da capital gaúcha, foi de muita emoção durante a Missa celebrada pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. “Sabem por que carregamos a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelas ruas de Porto Alegre, há mais de cem anos? Por que em seu colo está Jesus Cristo, o centro de tudo”, afirmou ele no Santuário lotado.

Dom Leomar também lembrou os fiéis sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). “Não adianta querermos paz no mundo se dentro de casa ainda fazemos uma guerra mundial”, disse. Com o término da Missa todos se deslocaram para a frente da igreja, na rua Vigário José Inácio, onde iniciaram a procissão pela Avenida da Legalidade até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

Histórias de Fé

Durante o percurso de 5 km muitos fiéis pagavam promessas em agradecimento às graças alcançadas ou faziam orações para pedir que a Santa Mãe interceda em desafios diversos que estão enfrentando. Cleuci Kapman, 53 anos, está pelo sexto ano participando da procissão e desta vez foi agradecer pelas bênçãos alcançadas com a saúde do neto de 6 anos.

Maximiliano Gonçalves Madruga, 33 anos, auxiliar de serviços gerais, morador da Ilha da Pintada, estava acompanhado da esposa, Rosimari, do filho, e de outros familiares e vizinhos, num grupo de 8 pessoas. Pelo terceiro ano, agora pediu pela união da família. “Tenho muita esperança e fé de que vamos conseguir. Creio que Nossa Mãe dará essa oportunidade da minha família estar unida de novo”.

Carol Assunção, 23 anos, do Bairro Farrapos, estava pagando uma promessa para que tenha sua saúde recuperada. “Há 5 anos eu participo e esse ano venho com minha mãe e meus irmãos pedir pela Sua proteção”.

Vera Martins, 53 anos, do bairro Partenon, participa há 7 anos e, acompanhada da mãe de 93 anos, agradeceu pelas graças alcançadas. “Quero agradecer a tudo que Nossa Senhora me dá e pedir pela minha saúde e dos meus familiares. A procissão, como sempre, está muito linda e emocionante.”

Homenagens

A festa culminou com a chegada da Mãe em frente ao Santuário de Navegantes, onde foi celebrada a Missa Campal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Splenger. Uma longa fila se formou por meio da qual os fiéis, com a ajuda dos organizadores, pediam que Nossa Senhora abençoasse crianças, objetos dos mais diversos e pessoas enfermas. A Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, que organiza a procissão, concedeu a Ordem do Mérito Nossa Senhora dos Navegantes a Dom Jaime Splenger pelo empenho no apoio às celebrações. Dom Jaime no discurso de encerramento aproveitou para parabenizar os organizadores da festa, o pároco do Santuário Navegantes, Pe. Marcus Kalil, e pediu que todos orassem pela BM e Guarda Municipal que mais um ano garantiram a segurança e apoiaram a organização do evento, e que estão sempre empenhados em promover a segurança de vilas e bairros de Porto Alegre.

Veja as imagens e vídeos da 143ª Festa de Navegantes de Porto Alegre:

Cobertura por terra: aqui.

Imagens aéreas: aqui.

Vídeo 1: aqui.