Religiosa defende a revolução da ternura para superação da violência

01.03.2018

A superação da violência inicia com uma atitude pessoal de ter uma postura pacífica nas relações sociais e interpessoais. A afirmação é da religiosa italiana Mariaelena Aceti, que proferiu palestra em dois encontros no dia 28 de fevereiro, na cidade de Guaíba. A primeira reunião aconteceu na sede do PROJARI com mais de cem lideranças de Guaíba, Camaquã e de outras cidades da região. O segundo encontro aconteceu à noite, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Para o público religioso, ela afirmou que não é possível frequentar a Igreja, rezar e ficar insensível à realidade da violência. "Toda a violência inicia com o estilo de comunicação que usamos, com a maneira como acolhemos as pessoas e como agimos nas relações na sociedade". Para Mariaelena toda a reação violenta é a expressão de uma necessidade humana não satisfeita.  "Um dos grandes fatores geradores de violência é que antes de perguntar às pessoas sobre suas atitudes nós fazemos e emitimos um julgamento negativo sobre elas". Essa atitude é produtora de preconceitos e de desconfiança sobre as pessoas, disse a religiosa.

Como estratégia de enfrentamento ao contexto de violência, ela recomendou a adoção de um estilo de vida não violento. Essa é uma postura pessoal que terá grande repercussão social, na medida em que muitas pessoas agindo pacificamente irão desencadear um movimento de não-violência, afirmou Marielena. “Temos de aprender a ter relações de ternura, ao invés de atitudes agressivas". Durante os encontros, o Vicariato de Guaíba lançou o tema da Romaria das Capelinhas  de 2018, que será realizada no dia 27 de outubro: "Com a  Sagrada Família, Zero Violência 100% Ternura".