Assembleia do Povo de Deus reuniu mais de 1200 pessoas

03.03.2018

A Arquidiocese de Porto Alegre realizou durante toda a manhã deste sábado (3), a Assembleia do Povo de Deus, no Instituto Educacional São Francisco, na capital gaúcha. Reunindo mais de 1.200 pessoas, entre clero, seminaristas, religiosas e religiosos, coordenadores das pastorais e leigos, o objetivo do encontro foi promover o debate para contribuir com o planejamento da pastoral para 2018. “Queremos juntos construir um planejamento pastoral que corresponda aos desafios que são apresentados às nossas comunidades e, claro, à Arquidiocese”, explicou Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre. "E para refletir, realmente, o que é o anseio, o que é a necessidade, quais os desafios que sentimos nas nossas comunidades, nós precisamos, nós devemos ouvir a todas as nossas lideranças e todas as pessoas de boa vontade. Precisamos colher os sinais e buscar respostas a partir do Evangelho", disse.

Dom Jaime ainda ressaltou que é preciso cuidar da vida interna das comunidades, mas que não se pode viver "fechado" nesses espaços. "Nós fomos chamados a ser sal da Terra e luz do mundo nesta sociedade tão complexa e desafiadora, que tem sede de Deus e do Evangelho". Por isso duas reflexões foram lançadas aos participantes: quais as duas urgências e quais as duas sugestões para solucioná-las na sua comunidade e na sociedade em geral. "Não somos uma ilha, a Igreja tem uma missão para além das suas portas e comunidades", concluiu Dom Jaime.

Danilo Gandin, consultor e professor aposentado da UFRGS, explicou o processo já que faz parte da equipe técnica que desenvolveu o planejamento. Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar, também fez uma introdução aos trabalhos ressaltando: "Não podemos falar se não ouvirmos e, por isso, por meio deste estudo dirigido, vamos buscar entender os anseios de cada comunidade e da sociedade", disse. Após a abertura da Assembleia, os participantes se reuniram em grupos e responderam às questões, que foram lidas no púlpito para os demais. O evento encerrou com orações e a bênção dos participantes. Todas as colocações serão reunidas e analisadas para que contemplem o planejamento deste ano.

Confira a galeria de imagens da Assembleia do Povo de Deus no link ao lado: aqui