Conheça a nova comunidade de vida consagrada presente na Arquidiocese

16.03.2018

"Num mundo tão apegado ao transitório e ao temporal, o total desapego dos irmãos deve refulgir como um autêntico e libertador testemunho que o amor e a salvação que vêm de Deus são suficientes para dar sentido a vida."

Esta é a premissa que move a mais nova expressão de vida consagrada que acaba de chegar na Arquidiocese de Porto Alegre. Com sede em Franca (SP), a Fraternidade Pobres de Jesus Cristo, também conhecida por Fraternidade O Caminho, chega à capital gaúcha para ser mais um sinal de Jesus Cristo entre os menos favorecidos.

A Associação sem fins lucrativos é constituída por homens e mulheres que vivem unicamente de doações oriundas da providência divina, e tem como propósito o atendimento aos pobres. "Como Jesus, os religiosos se tornam pobres como os pobres, e com os pobres e para os pobres, experimentando a insegurança do nada ter, do viver do mínimo e do provisório, da mendicância, da humilhação e dos sacrifícios diários que eles têm que enfrentar, na luta pela vida", explica o seu Estatuto.

É desejo de todo consagrado à Fraternidade Pobres de Jesus Cristo cuidar do Cristo que "está presente em todos os pobres de rua, nos marginalizados, nos doentes, nos excluídos, nos discriminados, nos presos, nas prostitutas, nos aidéticos, nos homossexuais e enfim em todos aqueles que são desvalidos e banidos da sorte e desprezados do mundo." Na Arquidiocese de Porto Alegre, a comunidade irá trabalhar com os moradores de rua.

“Jesus todo e todo de Jesus”

Conforme o seu Estatuto, as Pobres de Jesus Cristo vivem o lema “Jesus todo e todo de Jesus” porque "neles há uma profunda vontade e ousada pretensão de querer Jesus por inteiro e ser de Jesus também por inteiro."

Para os consagrados, "os pobres do mundo de hoje precisam saber que são amados por Deus, e a consagração das Pobres de Jesus Cristo é a maneira concreta pela qual experimentarão o seu amor."

Providência Divina

Como a Fraternidade Pobres de Jesus Cristo sustenta sua obra a partir de doações, todo fiel é chamado a colaborar. Interessados em conhecê-los e fazer sua contribuição podem dirigir-se à residência dos consagrados, que fica à rua Padre Jorge Sedelmayr, 90 - Vila Ipiranga, Porto Alegre ou na Cúria Metropolitana.