II Caminho de Porto Alegre tem 300 inscritos em 48 horas

02.04.2018

O II Caminho de Porto Alegre, que será realizado no dia 22 de abril, alcançou o número de 300 inscritos em apenas 48 horas (após o seu lançamento). Esse primeiro grupo de peregrinos receberá um kit com camiseta e barra de cereal entre outros itens. Com início às 7h, na Catedral Metropolitana, esse roteiro turístico religioso foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. “É uma caminhada contemplativa, que perpassa diversos pontos turísticos, culturais e religiosos da Capital”, explica o vereador e presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR) João Carlos Nedel, que integra a comissão organizadora. Com 21 km de extensão, o Caminho atravessa a capital gaúcha, do Centro Histórico à Zona Sul, passando pela Igreja das Dores, Orla do Gasômetro, Museu Iberê Camargo, Santuário de Schoenstatt, Pedra Redonda, Praia de Ipanema, Monumento a Mãe Oxum até o Santuário de Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá.

Adriana Reis, 50 anos, Guia de Turismo e moradora de Canoas, participa pelo segundo ano e já esteve também no Caminho de Compostela. “Caminhar, liberar os pensamentos e permitir que o corpo libere endorfina, nos proporciona refletir e compreender muito de nossa própria vida e essência. O caminho não muda ninguém, ele apenas potencializa tudo que já temos dentro de nós”, comenta sobre sua experiência iniciada em 2013, na Europa. Sobre Porto Alegre, Adriana ressalta: “todos, ao longo da caminhada, recebem muita energia. Passamos os dias corridos, ocupados, quase abduzidos por ritmos e problemas. Fazer essa caminhada permite, além do ‘estar consigo mesmo’, a contemplação de lugares de muita beleza e história da nossa Porto Alegre, que muitas vezes não são notados devido a nossa pressa ou distração”.

Ainda restam cerca de 30 vagas para o limite de inscrições (500 pessoas), que devem ser feitas pelo site da ACASARGS (www.acasargs.com.br), e são gratuitas. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo do trajeto. As igrejas que fazem parte do Caminho, Catedral Metropolitana, a Igreja das Dores, além dos santuários de Schoenstatt e Santa Rita de Cássia estão autorizadas, pela Catedral de Santiago, a carimbar a credencial de Compostela para somar os quilômetros percorridos às rotas de Santiago. A credencial poderá ser solicitada com a ACASARGS pelo e-mail contato@acasargs.com.br.

O Caminho de Porto Alegre é organizado pela Associação dos Amigos de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da FRENTUR e do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Além disso, são patrocinadores da caminhada o Shopping Total, o Center Shopping, Click Impresso e a Harts (barrinhas de cereal).